Levantamento indica os possíveis candidatos à Prefeitura de Guarapuava

O pleito municipal é somente no ano que vem; mas, como é de praxe em épocas assim, as especulações sobre possíveis candidaturas ao cargo de prefeito já começaram em Guarapuava

Com a impossibilidade de uma nova candidatura de Cesar Silvestri Filho (PPS), atual prefeito de Guarapuava, o cenário parece imprevisível para as próximas eleições municipais, que irão ocorrer em 2020. Além dos grupos políticos que permaneceram à frente do Poder Executivo nos últimos anos, forças independentes parecem comer pelas beiradas e podem surpreender no próximo ano.

O cenário político local é um paradoxo. Literalmente, uma vez que aparentemente está aberto a novos protagonistas, diz o professor de Filosofia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e analista político, Claudio Andrade. Nesse sentido, ele acredita que o fenômeno nacional de política sem políticos abre espaços para lideranças empresariais e profissionais liberais.

Contudo, Andrade acredita que o protagonismo de famílias tradicionais na política guarapuavana não será extinto. Os grupos hegemônicos locais, apesar de um aparente desgaste, conseguem uma articulação pelo alto na manutenção de seus interesses particulares, ressalta.

Ainda na opinião do professor, caso o grupo Silvestri não consiga emplacar um nome próprio no pleito municipal, pode abrir espaço para o ex-prefeito Fernando Carli, que ficou à frente do governo em três oportunidades.

BOLSONARO

De acordo com Andrade, as eleições presidenciais podem ter uma forte ressonância no próximo ano, já que se trata de um processo natural dentro do campo político. Veremos com certeza novos protagonistas tentando ocupar o espaço político com um discurso moralista que vem ao encontro de uma postura antissistema, visando grande renovação em todos os quadros, pontua Andrade.

No entanto, ele alerta que isso não quer dizer que terão sucesso absoluto ou até mesmo parcial, mas que o número desses candidatos alinhados a esse discurso tende a aumentar.

O CORREIO realizou um levantamento com possíveis candidatos à Prefeitura em 2020. Confira o que cada um disse:

RODRIGO CREMA

Atualmente vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Crema está articulando sua candidatura. De modo geral, ele quer trazer o discurso do presidente Jair Bolsonaro para Guarapuava, sintetizado na valorização da família, no combate às drogas, ao aborto e à ideologia de gênero. O ainda pessebista está em busca de um partido alinhado com o governador Ratinho Junior e com Bolsonaro.

(Foto: Arquivo/Correio)

JOÃO NIECKARS

O advogado e professor guarapuavano concorreu ao cargo em 2016 e ficou em 3° lugar, com um total de 4.397 votos (4,56%). Em 2018, ele tentou se eleger deputado federal, conseguindo um total de 5.127 votos (0,09%), sendo o 3° mais bem votado na terra do lobo bravo.

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Nieckars deve representar o partido nas próximas eleições. É natural que ele lidere o processo de candidaturas alternativas, até porque sei que ele está construindo isso com conversações com grupos de empresários e profissionais liberais, disse Claudio Andrade, que também é filiado à legenda.

(Foto: Arquivo Pessoal)

CLEDEMAR MAZZOCHIN

O atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Cledemar Antonio Mazzochin, foi colocado como um nome para representar o setor no próximo pleito. Porém, ao CORREIO, Mazzochin dispensou qualquer possibilidade de concorrer a algum cargo político em 2020.

Minha atuação em Guarapuava será sempre no sentido de desenvolver novas lideranças e fortalecer as existentes. Portanto, a prática de política em minha gestão é evidente e notória. Pratico política diariamente em minhas relações, no entanto não tenho nenhuma pretensão em colocar o meu nome à disposição para a política partidária, disse em nota.

(Foto: Arquivo/Correio)

ITACIR VEZZARO

O atual vice-prefeito de Guarapuava Itacir Vezzaro se mostra um nome forte dentro do grupo político do prefeito Cesar Silvestri Filho.

Vezzaro, contudo, não respondeu aos questionamentos do CORREIO sobre uma possível candidatura, já que está em férias até o dia 23 de janeiro.

(Foto: Secom/Prefeitura)

CRISTINA SILVESTRI

Eleita deputada federal com 48.805 votos (0,86%), Cristina Silvestri, mãe do atual prefeito do município, é um nome politicamente forte na região.

A assessoria da deputada, por sua vez, ressaltou que Silvestri está focada no seu mandato parlamentar.

(Foto: Assessoria)

DR. ANTENOR

Maior representante do Partido dos Trabalhadores (PT) em Guarapuava, Dr. Antenor ficou em 2° lugar nas eleições municipais de 2016 com um total de 32.740 votos (33,93%). Em 2018, o petista conseguiu 22.693 votos (0,40%) quando se candidatou ao posto de deputado estadual.

Apesar de não ter sido eleito em nenhuma das duas últimas tentativas, Dr. Antenor continua atuante no cenário político e pode representar o PT em 2020.

(Foto: Divulgação)

OUTROS

Além desses nomes, alguns ex-prefeitos da terra do lobo bravo podem voltar à tona, caso de Vitor Hugo Burko e Luis Fernando Ribas Carli, que continuam sendo lembrados pela população guarapuavana.

O grupo Mattos Leão também pode retornar com um candidato próprio, já que a sua participação nas eleições para o cargo ocorreu em 2008 com Leonardo Mattos Leão, que ficou em 3° lugar. Ou seguir em apoio a outros nomes, como já ocorreu.