Lâmpadas de iluminação pública devem ser totalmente trocadas em até dois anos

Com a assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) entre o Consórcio Ilumina Guarapuava e o município, a previsão é que a substituição das lâmpadas comece já no próximo ano, iniciando na avenida Manoel Ribas; não haverá aumento na taxa da CIP, garante pre

A assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) entre o Consórcio Ilumina Guarapuava e o município deu início ao processo que deve modernizar a iluminação pública da cidade, com a substituição de 23.874 lâmpadas por luminárias LED, garantindo maior eficiência.

A nova tecnologia, por si só, permitirá uma redução de no mínimo 45% no consumo energético. A implantação e a manutenção do projeto ocorrerão a partir desses recursos economizados.

Além disso, de acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, os guarapuavanos não serão onerados de nenhuma forma com as mudanças, já que não ocorrerá aumento na taxa da Contribuição para Iluminação Pública (CIP).

A premissa principal do projeto durante todo esse tempo é que nós iríamos implantar as inovações mantendo o mesmo custo que a população paga, disse.

Reconhecendo que atualmente a iluminação pública tem problemas, principalmente nos bairros, Cesar Filho projeta que com as novas lâmpadas a luminosidade pode triplicar em alguns pontos da cidade. E, com a economia no consumo, nós vamos pagar a contraprestação de todo esse investimento ao longo do prazo do contrato.

De forma semelhante, o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, explicou que através de uma telegestão, será possível verificar eventuais falhas nos pontos de iluminação. A pessoa não vai precisar ligar lá, porque a concessionária já vai saber que uma determinada lâmpada está queimada, ou ficou acesa durante o dia, ressaltou.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, os guarapuavanos não serão onerados de nenhuma forma com as mudanças (Foto: Ágata Neves)

PREVISÃO

A tendência é que todas as mais de 23 mil lâmpadas sejam substituídas em um prazo máximo de dois anos. Mas, é possível que isso seja antecipado.

O diretor presidente do Ilumina Guarapuava, Rodson Lopes, explicou que a partir da aprovação de um cronograma por parte da Prefeitura, as ações já podem começar. Eu imagino que 5 a 6 de janeiro [de 2020] já começamos a implantar as equipes de manutenção e imediatamente a instalação na avenida Manoel Ribas, projetou.

Na sequência, o secretário Paulo Dirceu adianta que serão atendidas as ruas do anel central da cidade, como a Padre Chagas, a Saldanha Marinho e a XV de Novembro. Depois, a substituição ocorrerá no restante do perímetro urbano, beneficiando inclusive os distritos da Palmeirinha, Entre Rios e Guará.

DESCARTE

As atuais lâmpadas utilizadas em Guarapuava contêm um material contaminante, e por isso devem ser descartadas de forma correta. Segundo Rodson, esse processo será feito através de uma empresa certificada. Nós retiramos e encaminhamos esse material para essa empresa, que tenha essa habilidade, e ela emite um certificado de descarte, explicou.

O secretário Paulo Dirceu adianta que serão atendidas as ruas do anel central da cidade, como a Padre Chagas, a Saldanha Marinho e a XV de Novembro (Foto: Ágata Neves)

CÂMERAS

Além da melhoria visual na área urbana, o prefeito Cesar Filho projeta um programa de segurança pública a partir da nova PPP. Isso porque serão instaladas 120 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, e que poderão ser utilizadas pelas autoridades policiais.

Vão servir tanto para a proteção do patrimônio quanto para um projeto de segurança pública com inteligência artificial, leitura de placas de veículos, reconhecimento facial… para criar uma política de segurança com tecnologia, disse.