Irmãos Cafaggi fecham trilogia da Turma da Mônica com ‘Lembranças’

Pela terceira e última vez, os quadrinistas Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi retornam ao universo da Turma da Mônica em ‘Lembranças’, 17º volume do selo Graphic MSP

Mônica tem novas amiguinhas; Magali vive de namorico com o Quinzinho da padaria; Cascão faz aula na escolinha de futebol; e o Cebolinha curte uma paixonite pela babá mais velha. Os quatro estão um pouco maiores e tentam realizar seus desejos, naquela fase gostosa da infância às portas da pré-adolescência.

No último volume da trilogia com a Turma da Mônica, os quadrinistas Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (que também são irmãos) misturam nostalgia ao tema da aceitação/descoberta das individualidades. A famosa turminha criada por Mauricio de Sousa é a protagonista do 17º volume do selo editorial Graphic MSP, que é um projeto com história fechada (sem continuação) e narrativa mais complexa (tanto do ponto de vista visual quanto de enredo).

Depois de Laços e Lições, os irmãos Cafaggi fecham seu ciclo com a Turma da Mônica em Lembranças, livro lançado ao final de 2017. Desta vez, os artistas mineiros optaram por trabalhar a questão da aceitação de Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha em círculos sociais.

Enquanto Mônica quer ser convidada para uma festinha – com a assistência de Magali -, Cebolinha deseja ser correspondido no campo amoroso e Cascão busca o sonho de jogar bola.

Talvez uma das lições importantes de Turma da Mônica: Lembranças seja a força da amizade e da união. Separadamente, os quatro protagonistas não conseguem resolver seus problemas; somente quando eles se unem novamente é que isso se torna possível.

O personagem Cebolinha no traço do mineiro Vitor Cafaggi (Reprodução)

NOSTALGIA

Ao longo de todo esse processo, os personagens relembram episódios marcantes da amizade entre eles. É o momento em que Lu Cafaggi emociona os leitores com seu traço delicado nessas cenas de flashback.

Aos leitores, o livro apresenta um clima nostálgico de uma época de inocência e simplicidade, quando as coisas se resolviam de maneira mais fácil no universo das crianças. As maiores preocupações se limitavam a colecionar o gibi do mês, jogar bola, enfrentar os valentões da escola e tentar ir às festinhas mais badaladas.

NARRATIVA

Assim como em Laços (2013) e Lições (2015), Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi compõem uma narrativa humana e permeada de referências sentimentais. É impressionante como o estilo da dupla se encaixou perfeitamente com as histórias da Turma da Mônica. No primeiro livro, os Cafaggi fizeram uma aventura em ritmo de Sessão da Tarde; no segundo, uma narrativa de amadurecimento; e, agora, um enredo ensolarado e afetivo.

O principal ponto de intersecção entre os três trabalhos talvez seja o encantamento. Que os autores demonstram ao cuidar tão bem dos personagens; e dos leitores (eu incluído), presenteados com grandes histórias, diz Mauricio de Sousa, no texto de apresentação do livro.

Além de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (roteiro, desenhos e cores), Lembranças tem ainda Flávio e Paula Markiewicz (cores) e Eduardo Damasceno (desenhos de flashbacks, com Lu).

Flashback na versão de Lu (Reprodução)

FILME

Publicado em 2013, Turma da Mônica – Laços ganha neste ano as telonas de todo o Brasil na adaptação em live action (com atores em carne e osso) em produção pelo cineasta Daniel Rezende.

SÉRIE

Nas mãos de quadrinistas convidados, já passaram pelo selo Graphic MSP as novas versões do Astronauta, Chico Bento, Piteco, Bidu, Penadinho, entre outros.

Para este ano, estão previstas mais quatro graphic novels: Jeremias: Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa; Cebolinha, de Gustavo Borges; Horácio, de Fábio Coala; e Astronauta IV, de Danilo Beyruth.

SERVIÇO

Publicada pela Panini Brasil, a HQ Turma da Mônica: Lembranças pode ser adquirida em sites de livrarias e lojas especializadas (R$ 41,90) ou nas bancas de revistas (RS 31,9). Em Guarapuava, a versão em brochura (capa cartonada) já está disponível.

 

*****COLEÇÃO

Astronauta – Magnetar (2012)

Turma da Mônica – Laços (2013)

Chico Bento – Pavor Espaciar (2013)

Piteco – Ingá (2013)

Bidu – Caminhos (2014)

Astronauta – Singularidade (2014)

Penadinho – Vida (2015)

Turma da Mata – Muralha (2015)

Louco – Fuga (2015)

Turma da Mônica – Lições (2015)

Papa-Capim – Noite Branca (2016)

Mônica – Força (2016)

Bidu – Juntos (2016)

Astronauta – Assimetria (2016)

Chico Bento – Arvorada (2017)

Capitão Feio – Identidade (2017)

Turma da Mônica – Lembranças (2017)