Inscrições para Jovem Senador vão até 17 de agosto

As inscrições para a 11° edição do programa podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo correio

Estudantes de todo o Paraná que quiserem vivenciar na prática como é o trabalho do Senado Federal podem se candidatar ao programa Jovem Senador. As inscrições para a 11° edição do programa podem ser feitas até o dia 17 de agosto pelo correio.

O tema da redação desse ano é A Constituição Cidadã 30 anos depois. O Jovem Senador tem como objetivo estimular a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania em estudantes de Ensino Médio com idade até 19 anos.

O tema deve ser trabalhado em sala de aula para produção dos textos que serão selecionados pela escola e enviados à Secretaria de Estado da Educação, que selecionará o melhor texto.

Os primeiros colocados em cada Estado tomarão posse no Congresso Nacional onde irão atuar como jovens senadores vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis durante uma semana.

Em Brasília, os alunos serão acompanhados pelos professores orientadores das redações.

O Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz entre outras informações, poderão ser consultadas na página do Jovem Senador, no endereço www.senado.leg.br/jovemsenador.

Dúvidas e sugestões podem ser tiradas pelo telefone (41) 3340-5812 e (41) 3340-1682 com a equipe de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual da Educação.

JOVEM SENADOR

O programa Jovem Senador reúne 27 alunos, um de cada unidade da federação, para simular a atividade parlamentar durante uma semana no Senado Federal. A legislatura jovem inicia após a eleição da Mesa Jovem e encerra com a aprovação e publicação no Diário do Senado Federal dos projetos criados pelos jovens parlamentares.