Inscrições do exame nacional terminam hoje

As provas serão aplicadas em dia 22 de outubro (um domingo), nos períodos da manhã e da tarde

Terminam nesta sexta-feira (18), às 23h59min, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). São provas certificadoras para pessoas que não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas via site.

É preciso fornecer o número do CPF e da identidade, um endereço de e-mail e número de celular para receber informações do Inep. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data de realização das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.

A organização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas.

PROVAS

As provas serão aplicadas em dia 22 de outubro (um domingo), nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

MUNICÍPIOS

Guarapuava é um dos 49 municípios paranaenses que terão provas aplicadas.

A partir deste ano o Encceja volta a atender o Ensino Médio, modalidade que até 2016 era contemplada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).