Informação e conhecimento fazem a diferença no agronegócio

Afirmação é do secretário da Agricultura e do Abastecimento durante dia de campo realizado pela Cooperativa Agrária. Evento apresenta as inovações tecnológicas para as culturas de soja e milho

A informação e o conhecimento é o que está fazendo a diferença para quem quer permanecer no agronegócio, afirmou o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, durante abertura, nesta quarta-feira (27), do Dia de Campo Verão 2019, da Cooperativa Agraria, de Entre Rios, em Guarapuava.

Promovido pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – Fapa, o Dia de Campo sobre as culturas de verão segue nesta quinta-feira e apresenta as inovações tecnológicas disponíveis para as culturas de soja e milho, que predominam na região Central do Paraná.

Temos que investir cada vez mais naquilo que somos bons. E se essa é a nossa vocação, devemos estar antenados com todas as novidades nesse setor e fazer bem o nosso trabalho. E isso se faz buscando conhecimento e treinamento como está ocorrendo aqui na cooperativa, disse Ortigara.

Ele afirmou que a realização de eventos de cunho técnico e científico por parte das cooperativas de produção, representa uma estratégia inteligente e adequada. Em vez de o produtor procurar as empresas para procurar obter informações sobre avanços de suas pesquisas, de suas soluções para o agro, as empresas vêm para um local único, se reúnem, se encontram e colocam seus experimentos ao agricultor.

Além de ser gratuito, o produtor tem a facilidade de conversar com os profissionais que vão dar as explicações sobre os resultados dos experimentos. Os investimentos crescentes que estão sendo feitos em dias de campo, em shows tecnológicos, dão grande impulso àquilo que a gente tá colhendo que é o resultado do crescimento da agricultura.

INFRAESTRUTURA

Norberto Ortigara falou sobre a importância da infraestrutura e lembrou que o investimento no setor é uma das prioridades na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ao lado de Educação, Saúde e Segurança Pública.

Ele destacou que o governo do Paraná está se empenhando junto ao governo federal para que as tarifas de pedágio baixem ao menos a metade e que as concessionárias se comprometam com a realização de obras, cenário fundamental para alavancar o agronegócio com o escoamento da produção.