Cultura

‘Histórias Brincantes’ abre programação do Feteco em Guarapuava

Hoje à noite a Companhia do Abração também apresenta a peça ‘Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone’
(Foto: Divulgação)

A 21ª edição do Festival de Teatro da Unicentro (Feteco) começa nesta quarta-feira (7/novembro) com duas peças da Companhia do Abração no Teatro Municipal: “Histórias Brincantes”, às 14h, e “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone”, às 20h.

Elizabete Lustosa, chefe da Divisão de Assuntos Culturais da Unicentro, explica que o evento será retomado após um intervalo de cinco anos, e que irá manter a qualidade que marcou as duas décadas de apresentações. “A gente quis reativar com um tempo menor [três dias de programação], mas com muita qualidade”, garante.

A peça “Histórias Brincantes” apresenta a narrativa de três simpáticos velhinhos contadores de estórias que, movidos pelo sentimento de saudades de lembranças, falam sobre suas mães e as diferentes mães que conheceram ao longo da vida.

Com duração de 60 minutos, Letícia Guimarães é a responsável pela direção e pela dramaturgia da peça, que é voltada para o público infantil.

Já a peça “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone”, também da Companhia do Abração, relembra os tempos de Ditadura Militar na década de 1970, e apresenta a história de uma cidade interiorana onde as mulheres precisam costurar e bordar uma bandeira do Brasil.

A duração do espetáculo é de 60 minutos. Letícia Guimarães é a responsável pela direção.

EXPOSIÇÃO

Além da programação das artes cênicas, o Feteco também terá a exposição fotográfica “Registro de um passado de arte presente na Unicentro”, que estará disponível concomitantemente no Centro de Exposições do campus Santa Cruz (rua Salvatore Renna, 875, Santa Cruz) e no Teatro Municipal (rua Padre Chagas, 3.151, Centro).

“Essas fotos são o registro de algo que trouxe muitas coisas boas para o público de nossa cidade. Foram grupos que vieram do Brasil inteiro e que se apresentaram muito bem para nós”, diz Elizabete.

SERVIÇO

A programação da 21ª edição do Feteco começa nesta quarta-feira (7/novembro), a partir das 14h no Teatro Municipal. As atividades seguem diariamente até a próxima sexta-feira (9/novembro).

Os ingressos para as atividades são gratuitos e podem ser retirados na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 211 - Alto da XV), no Teatro Municipal (rua Padre Chagas, 3151 - Centro) ou na Diretoria de Cultura da Unicentro (rua Salvatore Renna, 875 - Santa Cruz).

Outras informações através do telefone (42) 3621-1016.