Guarapuava terá em novembro o primeiro curso de doulas

A palavra “doula” vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à profissional apta a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico

O curso que irá formar doulas em Guarapuava, com carga horária de 32 horas, será realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Espaço Luz, conduzido pela enfermeira obstetra Cristiane Kuster, em parceria com a doula e terapeuta Mirian Baitel, com a participação de outros profissionais da área da saúde humanizada na assistência de parto.

A formação é certificada pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama), de São Paulo. Estamos muito felizes com a realização desse curso, porque acreditamos que precisamos de muitas doulas na cidade para o acompanhamento de mães, bebês e famílias, para garantirmos partos mais amorosos e cada vez menos violentos, afirma Mirian Baitel.

A palavra doula vem do grego e significa mulher que serve, sendo hoje utilizada para referir-se à profissional apta a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência desse momento especial da vida para que seja mais positiva possível.

O trabalho da doula não prejudica, nem substitui o médico ou enfermeira obstetra, pelo contrário, esse acompanhamento numa equipe integrada humanizada é essencial no momento do parto para o bem estar da família e também apoiar os demais profissionais, destaca Cristiane Kuster.

FORMAÇÃO

Segundo Mirian, doula formada pelo Gama, a instituição que incentiva o aumento de partos naturais no Brasil (que hoje tem um dos piores índices do mundo em relação a países com saúde mais avançada na humanização), irá apoiar e certificar o curso teórico-prático, estruturado quase totalmente em aulas expositivas e outras com demonstrações de práticas e técnicas.

Todas as informações passadas são baseadas nas recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde e na medicina baseada em evidências. Chegou a hora da nossa cidade também dar esse salto de atualização na área do parto humanizado. Nós vamos fazer a nossa parte!, ressalta Mirian.

A formação de doula é certificada pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama), de São Paulo (Foto: Assessoria)

O curso irá capacitar doulas para acompanhamentos em cesarianas e partos naturais, hospitalares ou domiciliares, sempre com indicação de trabalho com equipe multidisciplinar.

O público alvo do curso são psicólogas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, enfermeiras obstetras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, acadêmicas, voluntárias e todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto. Não precisa ser necessariamente profissional de saúde.

SERVIÇO

Mais informações podem ser acessadas e inscrições feitas AQUI ou pelo telefone/whats app (42) 99812-3291.

O Espaço Luz fica na rua Tiradentes, 56, bairro Trianon, em Guarapuava.