Guarapuava sediará Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação na próxima terça-feira (21)

O objetivo é informar e dirimir dúvidas sobre a campanha de vacinação contra febre aftosa, que ocorrerá no mês de maio

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), com apoio dos Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSA) e outras entidades, está realizando palestras em diversos municípios do Estado. O objetivo é informar e dirimir dúvidas sobre a campanha de vacinação contra febre aftosa, que ocorrerá no mês de maio.

As palestras são direcionadas principalmente a produtores rurais e profissionais ligados ao setor agropecuário.

Em Guarapuava, o Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação acontece na próxima terça-feira (21 maio), das 13h às 16h, no auditório Francisco Contini do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas na entrada. O evento conta com o apoio do Sistema Faep, Sindicato Rural de Guarapuava, Fetaep, Ocepar e Emater.

ANDAMENTO

Após os fóruns, representantes do Estado vão se reunir com criadores e industriais dos setores bovino, avícola e de suínos para, mais uma vez, debater a melhor solução para o Estado. Vamos sentar, chegar a uma decisão coletiva, a que seja menos impactante e traga mais benefícios para o Estado na geração de empregos, desenvolvimento econômico e social e assim por diante, disse.

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que o Ministério da Agricultura fez duas auditorias no Paraná, que atestaram a qualidade do sistema sanitário paranaense. Praticamos a vacinação há mais de 50 anos. O Paraná se preparou e é o Estado mais capacitado para o enfrentamento dessa enfermidade, que não existe em nossos rebanhos, afirmou.

ÁREA LIVRE

Após a campanha de vacinação de maio, que atinge bovinos e búfalos de até 24 meses, o Paraná deixa de vacinar contra febre aftosa. Em setembro, o Ministério da Agricultura publica um ato normativo que mudará o status do Estado para Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deverá reconhecer a condição do Paraná em 2021. Até agora, apenas Santa Catarina é reconhecida como área livre de aftosa no Brasil.

Segundo estudos de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), o novo status pode dobrar as exportações de carne suína do Paraná, chegando a 200 mil toneladas ao ano. Isso porque, de acordo com o documento, a decisão de pôr fim à vacinação ajudará a abrir novos mercados internacionais que pagam melhor pelo produto com qualidade sanitária reconhecida.

PROGRAMAÇÃO – GUARAPUAVA

13h às 14h – Recepção e acomodação dos participantes

14h às 14h30 – Palestra: Saiba o que muda após a suspensão da vacina contra febre aftosa, com Rafael Gonçalves Dias – Gerente de Saúde Animal da Adapar

14h30 às 15h – Palestra: Por que o Paraná deve parar de vacinar? – Com Elias José Zydek – diretor executivo da Frimesa

15h às 16h – Espaço aberto para autoridades

Local: Auditório Francisco Contini – campus Santa Cruz (Rua Padre Salvador Renna, 875) – Unicentro