Guarapuava sedia primeira reunião descentralizada do Consec

Encontro aconteceu na 2ª Mostra de Arte Popular. Objetivo do grupo é que os municípios debatam as principais demandas de cada local, troquem experiências e melhorem a comunicação e o relacionamento entre o Governo e as cidades

O Conselho Estadual de Cultura do Paraná (Consec) promoveu nesta terça-feira (16), em Guarapuava, a quinta reunião da atual gestão da Secretaria da Cultura do Paraná – a primeira reunião extraordinária descentralizada. O encontro aconteceu no primeiro dia da 2ª Mostra de Arte Popular, neste ano realizada na cidade.

O objetivo do grupo é que os municípios, representados por conselheiros de macrorregiões do Estado, debatam as principais demandas de cada local, troquem experiências e melhorem a comunicação e o relacionamento entre Governo e cidades.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o Consec tem se fortalecido cada vez mais, trazendo o olhar da sociedade civil para as principais demandas do setor da cultura no Estado.Esse esforço coletivo do Estado, sociedade e setor privado vêm construindo uma cultura mais forte e esperamos que essa força continue e transforme a cultura nos municípios numa ação mais firme e perene, afirma.

Nesta edição, os debates se voltaram à aprovação do Plano Estadual Setorial de Ópera, que tem a meta de ampliar a produção e a difusão do gênero no Estado. Outro ponto foi o acompanhamento e as ações que vêm sendo realizadas pelo Plano Estadual de Cultura (PEC-PR), uma das mais importantes conquistas do Consec nos últimos anos.

O conselho discutiu ainda o legado e as principais ações que devem ser asseguradas na próxima gestão. O Consec precisa continuar seu papel fiscalizador e deliberativo. Esperamos que os próximos representantes entendam a importância do conselho, que é uma união da sociedade e do Estado em prol da cultura, destaca a representante da Macrorregião do Oeste do Paraná, Antonia Vilaca.

A secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger, também representante da Macrorregião Centro-Sul, ressalta que o município passou a ter uma visão diferenciada desde o início da participação do Consec. Realizamos diversas ações, começamos a andar com as próprias pernas e recebemos o apoio para a finalização do Teatro Municipal de Guarapuava, com a ajuda da Secretaria da Cultura e da equipe do Teatro Guaíra, destaca.

MOSTRA

A abertura oficial da segunda edição da Mostra de Arte Popular será nesta terça-feira (16), às 19h30, no Teatro Municipal de Guarapuava. Em seguida, às 20h, acontece a primeira apresentação da mostra com a Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel.

Até quinta-feira (18), a programação do evento inclui mesas-redondas, debates, palestras, feira de artesanato e apresentações de danças típicas, entre outras atrações.