Guarapuava reduz 35,71% o número de homicídios

Segundo a Cape/Sesp, os assassinatos caíram de 28 casos no ano passado para 18 ocorrências este ano, no período de janeiro a setembro

De janeiro a setembro deste ano, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) reduziu 35,71% em Guarapuava, na comparação feita pelo CORREIO com o mesmo período de 2017. É o que revelam os dados do Relatório Estatístico Criminal – Quantitativo de Vítimas de Crimes Relativos à Morte, divulgado nesta semana pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp/PR).

Em outras palavras, significa que o número de assassinatos caiu de 28 casos no ano passado para 18 ocorrências este ano, no mesmo período tabulado: de janeiro a setembro.

Aliás, em 2018 os meses com maior incidência de homicídio doloso se deram em maio e julho, com quatro ocorrências cada um. Em seguida, aparece agosto, com três casos; logo depois, empate entre fevereiro (2) e março (2); finalizando com janeiro (1), junho (1) e setembro (1). Só abril passou em branco.

Já em lesão corporal com resultado morte, tanto 2017 quanto em 2018 o índice ficou o mesmo: um caso em cada ano.

Mas roubo com resultado morte (latrocínio) teve alta em Guarapuava. Enquanto em 2017 foi apenas uma ocorrência entre janeiro e setembro, neste ano houve dois casos (um em março e outro em abril).

PARANÁ

Segundo o relatório da Cape/Sesp, o número de homicídios dolosos reduziu 13,4% em todo o Paraná no período de janeiro a setembro de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 227 homicídios a menos em todo o Estado se comparado os três primeiros trimestres de cada ano (em 2017 foram 1.691 registros, contra 1.464 em 2018).

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Julio Reis, um dos motivos desta importante redução criminal é a integração entre todas as forças de segurança do Estado. Segundo ele, um conjunto de fatores desde policiamento ostensivo mais eficiente, a Polícia Militar atuando com muito mais ênfase, um aperfeiçoamento no trabalho de investigação que é realizado pela Polícia Civil, com capacitações na Escola de Polícia para quem atua nas investigações de homicídios, uma Polícia Científica com novos médicos legistas que foram contratados este ano, novos IMLs, como o de Curitiba, este conjunto inteiro fez com que este número de homicídios tivesse esta importante redução que está levando o Estado a ter o menor número de homicídios dos últimos 11 anos. Esta sinergia entre as instituições, PM, PC e Científica, tem dado excelente resultado aqui no Paraná, afirmou o secretário.

INVESTIMENTOS

O delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Robert de Lima, disse que a queda nos índices se deve também aos investimentos do Governo do Estado para a segurança pública. Com relação à Polícia Judiciária, acreditamos que o reflexo direto nos bons números são decorrentes dos estímulos aos policiais civis que sentiram a boa intenção do Governo do Estado na estruturação na área investigativa de homicídios, disse.