Guarapuava recebe segunda Mostra de Arte Popular

Evento que acontece de 16 a 18 de outubro conta com mesas-redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de dança – como fandango, samba e hip hop – entre outras atrações

A Secretaria de Estado da Cultura promove de 16 a 18 de outubro, em Guarapuava, a 2ª Mostra de Arte Popular. A programação inclui mesas-redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de dança – como fandango, samba e hip hop – entre outras atrações.

O objetivo é valorizar a produção artística cultural paranaense e viabilizar o acesso do público a estas manifestações populares. A abertura oficial do evento acontece às 19h30 no Teatro Municipal de Guarapuava, que concentrará todas as atividades da mostra.

A cultura popular é a nossa identidade e temos que valorizar todas manifestações do Paraná. Esse evento contribui para que elas sejam ainda mais conhecidas, disse o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Ele acrescenta que, sempre buscando descentralizar as ações, a segunda edição acontece em Guarapuava, no recém-inaugurado Teatro Municipal, um dos mais bonitos e bem estruturados do Estado.

PROGRAMAÇÃO

Em 16 de outubro, às 9h, a reunião do Conselho Estadual de Cultura marca o início da programação. No começo da tarde, às 14h, será aberta a feira de artesanato. Às 19h30, acontece a abertura oficial da mostra, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Cascavel.

No dia 17, às 9h, Liliana Porto faz palestra sobre dinâmicas da tradição e da cultura popular no Brasil. Na sequência, às 10h, a doutora em Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), Lorena Avellar, fala sobre culturas populares, políticas e direitos. À tarde, às 16h, tem apresentação com o Grupo de Fandango Mestre Brasilio, de Paranaguá, e às 17h, apresentação com o grupo de Cultura Indígena Jykre Há.

No último dia da mostra (18/10), às 9h, acontece a palestra Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, com a socióloga pernambucana Jacira Franca. Ainda pela manhã, uma mesa-redonda composta por técnicos e artistas populares debate os desafios das manifestações populares e tradicionais. As atividades da manhã terminam com a exibição do documentário Benzedeiras de Ponta Grossa.

À tarde, às 15h30, o Grupo Coletivo Afrossambas de Ponta Grossa se apresenta, seguido do Grupo Fogança de Dança Folclórica de Maringá, às 17h. Às 18h20, o grupo de hip-hop de Londrina Hustle Rockers diverte o público. No encerramento, quem se apresenta é o grupo de hip-hop SULReal I'a Crew, de Apucarana.

A Mostra de Arte Popular atende à Lei Estadual 19.011/2017, que instituiu o Dia Estadual do Fandango em 29 de novembro e, também, a Semana Estadual de Fomento ao Fandango, com início na mesma data. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Guarapuava, da Paraná Turismo e do Conselho Estadual da Cultura (Consec).

SERVIÇO
2ª Mostra de Arte Popular
De 16 a 18 de outubro
Teatro Municipal de Guarapuava
Rua Padre Chagas, 3151. Guarapuava
Mais informações: (41) 3321-4779; e-mail [email protected] ou no site
http://www.cultura.pr.gov.br