Guarapuava está vivendo uma elevação de patamar, diz Cesar Filho

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, o prefeito de Guarapuava faz um balanço de sua gestão à frente da administração municipal, fala sobre empreendimentos nas áreas de infraestrutura e da saúde, e ressalta a importância dos 200 anos para o município

Em um balanço do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho afirma que, além de crescer no cenário paranaense, a cidade passou a ganhar destaque por sua modernização e evolução. 

Essa elevação de patamar, como ele descreve, ocorreu a partir de inúmeras obras e ações simbólicas que marcaram os últimos anos da famosa terra do lobo bravo, além da criação de um ambiente econômico favorável para novos investimentos. 

A vinda de cursos de medicina, a entrega do Teatro Municipal e a construção do Shopping Cidade dos Lagos, mesmo sendo um empreendimento privado, ilustram esse momento. 

É um legado deste governo, além da reconquista do povo na ocupação dos espaços públicos e o aquecimento da cena cultural, que são um traço dos últimos anos, lembrando que isso ocorreu em um contexto econômico negativo a nível nacional.

Essas mudanças ocorreram, de acordo com Cesar Filho, com um constante apoio dos setores político e empresarial, que uniram forças dentro do município.

AEROPORTO

A reinauguração do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, na visão do prefeito, é a cereja do bolo do momento vivido pela cidade. Ligando Guarapuava com o Brasil e o mundo, a operação de voos comerciais será fundamental para o futuro da região. 

É o empreendimento que marca esse momento que estamos vivendo de elevação de patamar, diz Cesar Filho, lembrando que a comunidade acompanhará a chegada do primeiro voo neste sábado (7).

RODOVIAS

A entrega da duplicação do trecho urbano da PR 466, que liga Guarapuava a municípios como Turvo e Pitanga, ocorrerá nas próximas semanas.

Além desta rodovia estadual, Cesar Filho adianta que está buscando uma solução para a duplicação do trecho urbano da BR 277, que deve ocorrer a partir do acordo de leniência da empresa EcoRodovias. 

Eu procurei o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem [Fernando Furiatti Saboia] para formalizar que a prioridade de Guarapuava é a conclusão da duplicação com a construção da trincheira, viabilizando o acesso à Vila Carli conectando com o Xarquinho, via rua Mário Virmond, disse, pontuando que essa seria a conclusão da obra, que ficou interrompida.

Divulgação/Assessoria

HOSPITAIS

Próximo de ter sua obra estrutural finalizada, o Hospital Regional deverá receber em breve os equipamentos necessários para seu funcionamento. Depois, o Governo do Estado irá definir o modelo de gestão da unidade, que fugirá do formato utilizado nos Hospitais Universitários. Eu tenho expectativas para a metade do ano que vem, no segundo semestre, referindo-se à operação do hospital. 

Já o consórcio que irá gerir o Centro de Especialidade sofreu mudanças no mês de novembro, com a saída do Estado. Apesar disso, o prefeito acredita que o acordo é positivo, pois a administração estadual fará um repasse mensal que permitirá um aumento de 50% na oferta de serviços. Vai ajudar muito na redução das filas de espera, que é a grande conquista, além do prédio novo, um serviço mais ágil. Acabou sendo um bom acordo, diz. 

E, as obras do Hospital do Câncer estão seguindo um ritmo bastante ágil, com a previsão de entrega da primeira unidade no início de 2020. Nunca se viu uma mobilização política tão grande. Nós já captamos, entre recursos da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, além de empresários e emendas parlamentares, mais de R$ 60 milhões, ressalta.

EMPREGO

Reconhecendo que a economia brasileira andou de lado ao longo deste ano, Cesar Filho acredita que 2020 começará aquecido na geração de empregos em Guarapuava. Ele cita a construção civil como um grande impulsionador nesta questão, e ressalta a geração de empregos nos novos empreendimentos dos grupos Superpão e Dal Pozzo, que somarão um investimento da ordem de R$ 150 milhões.

Além de outros empreendimentos, como uma multinacional do varejo que está prospectando no município, com um investimento expressivo e a geração de cerca de 400 empregos, projetando um volume de 1 mil a 1,5 mil vagas nos setores do comércio e varejo.

ANIVERSÁRIO

Ao longo deste mês de dezembro, durante as comemorações dos 200 anos da famosa terra do lobo bravo, a  mobilização da administração ocorre devido à importância da data, que se torna um marco para a cidade, no ponto de vista do prefeito.

Nesse aspecto, isso refere-se tanto à importância de celebrar o aniversário da famosa terra do lobo bravo, mas também jogar luz à história e a formação cultural do município. 

É um diferencial, e tem que ser celebrado, porque você retoma a autoestima da cidade, os nossos valores, diz Cesar Filho, citando ainda a riqueza do folclore inerente à formação de Guarapuava.