Guarapuava está na área de risco da febre amarela, diz chefe

O mosquito Aedes Aegypti, mais resistente ao frio, está presente no município

As estratégias de intensificação da vacinação contra a febre amarela estão sendo desenvolvidas em todo o Paraná. A primeira pessoa contaminada pela doença foi um jovem de 21 anos – a confirmação do caso veio no dia 29 de janeiro.

Em Guarapuava, a chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Chayane Andrade, ressaltou que o município está na área de risco porque possui mosquitos Aedes Aegypti. Hoje qualquer pessoa pode ir para um local com áreas contaminadas e vir para cá, disse.

Não há nenhum mosquito portando a doença na terra do lobo bravo, mas é possível que insetos contaminados peguem carona em carros e caminhões e acabem chegando ao município.

Precisamos estar atentos aos sintomas e, além de manter a vacinação, erradicar o mosquito na cidade, apontou a chefe.

Responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a população do Aedes depende de água parada para se proliferar, já que as fêmeas procuram sempre locais quentes e úmidos para depositar seus ovos.

CALOR

As condições climáticas atualmente são favoráveis para a proliferação do mosquito. Altas temperaturas e pancadas de chuvas acabam sendo o cenário ideal para o surgimento de novos criadouros.

Porém, mesmo nos meses mais frios é preciso manter as ações de prevenção. O Aedes já se adaptou. Ele consegue se adaptar ao frio, e hoje encontramos o mosquito no inverno, alertou a chefe.

Não há nenhum mosquito portando a doença em Guarapuava, mas é possível que
insetos contaminados peguem carona em carros e caminhões (Foto: Ilustrativa/EBC)

SINTOMAS

A febre amarela, inicialmente, causa febre alta, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo e dor abdominal. Mas esses sintomas também são comuns em doenças como a gripe, leptospirose ou dengue.

A gente precisa estar em alerta se a pessoa viajou para algum local contaminado, pontuou Chayane.

VACINAÇÃO

A vacina é indicada para pessoas de nove meses a 59 anos. Acima dessa idade, é necessário ter um indicativo médico comprovando a aptidão para receber a dose.

Chayane ressalta que a vacina não causa nenhum tipo de reação, e que associá-la ao combate ao Aedes é a melhor forma de prevenir a doença.

CALENDÁRIO

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mas há um rodízio diário para a vacinação. Confira o calendário clicando AQUI.