Grupo Santa Maria doa mais de 19 toneladas de alimentos ao projeto Mesa Brasil em Guarapuava

A cerimônia de entrega dos produtos foi realizada na noite desta quarta-feira (2 outubro), no Sesc. Pouco mais de 23 mil peças de roupas também foram arrecadadas durante a gincana promovida pela empresa

O Grupo Santa Maria fez a doação de mais de 19 toneladas de alimentos ao projeto social Mesa Brasil, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A entrega foi feita em uma cerimônia na noite desta quarta-feira (2 outubro) em Guarapuava.

A arrecadação dos itens foi realizada durante todo o mês de setembro, e a etapa final integrou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), realizada na empresa entre os dias 23 e 27.

A Santa Maria tem na sua missão o desenvolvimento da sociedade, e entre seus valores consta a responsabilidade social e também a segurança no trabalho. Como foi feita dentro da Sipatma, a gente cobre o valor de segurança no trabalho, e a parte de arrecadação de alimentos cobre a parte de responsabilidade social, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da empresa, Flávio Bizerra. Além dos alimentos e produtos, peças de roupas também foram arrecadadas.

METAS

Na ação, mais de 600 colaboradores foram divididos em diversas equipes que se envolveram no intuito de atingir as metas estipuladas, que superaram muito mais do que as perspectivas definidas no início. Tínhamos uma expectativa de arrecadar em torno de duas, três toneladas de alimento, mas chegamos aí no total de 19 toneladas e 200 quilos de alimentos, e mais de 23 mil peças de roupas, ressalta Bizerra.

Confesso que este valor que a gente atingiu jamais passou pela nossa cabeça. Quando a gente estipulou a nossa meta de três toneladas, nós achávamos que era um número difícil, ressalta Augusto Junior, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), organizadora da gincana na empresa.

Flávio Bizerra é gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Santa Maria (Foto: Ágata Neves)

ARRECADAÇÕES

Os grupos se organizaram com diferentes estratégias; alguns, recorreram a rifas e arrecadação de dinheiro, enquanto outros faziam rondas nos diversos mercados da cidade buscando por doações. Vindas por produtos, roupas ou depósitos bancários, as arrecadações também foram feitas de outros países, já que colaboradores da China e da Alemanha contribuíram.

MESA BRASIL

As doações feitas ao projeto Mesa Brasil, administrado em todo país pelo Sesc, vão atender entidades e diversas comunidades que necessitam dos produtos. Agora, o trabalho de separação e montagem de cestas básicas fica por conta dos participantes do projeto, que trabalha com a coleta e distribuição de alimentos para os necessitados.

Quem dera mais empresas se mobilizassem, se motivassem para fazer esse tipo de ação, relata Eudis Murilo Sottoriva, gerente do Sesc Guarapuava e representante do Mesa Brasil.

Eudis Murilo Sottoriva é gerente do Sesc Guarapuava (Foto: Ágata Neves)

ATENDIMENTOS

No município, o projeto Mesa Brasil chegou em 2009, e já atende 10.886 pessoas. São 66 empresas cadastradas, e em 10 anos, mais de 2 bilhões de quilos de alimentos foram distribuídos.

Entidades como Pastoral da Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), comunidades quilombolas e indígenas, institutos com atendimentos para crianças e adolescentes e diversos outros grupos já foram beneficiados.

Outra parte dos itens arrecadados vai ser destinada aos moradores de Goioxim, cidade natal do fundador do Grupo Santa Maria, Manoel Lacerda Vieira.