Governo quer mais eficiência para municípios

O evento contou com a presença dos prefeitos da Amocentro, secretários municipais, equipes de planejamento e técnicos em obras e projetos, vereadores e demais convidados

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, esteve em Pitanga nesta quinta-feira (23) para reunião técnica de avaliação e acompanhamento dos serviços prestados pela Sedu/Paranacidade aos municípios da região central. O evento contou com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), secretários municipais, equipes de planejamento e técnicos em obras e projetos, vereadores e demais convidados.

Na pauta da Sedu e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vários assuntos de suma importância aos gestores públicos e suas equipes. O governo do Estado traz inovações em sistemas de informação e programas que podem facilitar o planejamento dos municípios em todas as ações. O governo consegue modernizar o Estado e essa facilidade ajuda os municípios para que haja mais rapidez nos projetos. Para os próximos anos, através de estudos, se espera que diminua a burocracia e aumente a eficiência da administração pública, explicou o prefeito de Pitanga e presidente da Amocentro, Maicol C. Rodrigues Barbosa.

Silvio Barros apresentou os programas que existem através do governo e as ferramentas disponíveis dentro da nova tecnologia para melhorar o planejamento das cidades, facilitando o trabalho dos gestores e capacitando os técnicos que irão trabalhar na elaboração dos projetos e execução das obras.

O importante é que as prefeituras estejam capacitadas e preparadas para uma relação cada vez mais rápida e eficiente com o governo do estado. O governo tem se preparado muito para isso, fizemos importantes investimentos para que a tecnologia possa nos proporcionar serviços mais fáceis e rápidos, mais baratos e eficientes para toda população. Queremos construir uma parceria cada vez mais sólida com os municípios, e foi esse o objetivo de nossa reunião técnica de hoje [quinta-feira], destacou.

O desenvolvimento sustentável das cidades também foi tema abordado pelo secretário Barros. Temos a determinação em trabalhar por todos os municípios, buscando sua sustentabilidade. Temos que realizar ‘o melhor’ com os recursos que possuímos, finalizou.

OBRAS

Outro momento da reunião na Amocentro foi a assinatura da Ordem de Serviço 028/2018 DT, que libera recursos em mais de R$ 12,4 milhões para construção do acesso estadual de 4,2 km às indústrias de Pitanga, na faixa de domínio da PR 466, pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem), totalizando 8,4 km, com prazo contratual de 03/09/2018 para início.

A nova marginal garantirá maior segurança aos usuários da rodovia, e melhor fluxo na organização do tráfego de veículos, além de possibilitar novos investimentos e empreendimentos no município.

Iniciamos com o secretário Rozilson Binde esse projeto tão sonhado pela nossa população em parceria com os empresários do município e, em pouco tempo, estamos assinando a ordem de serviço. Isso mostra que a parceria público-privado tem sucesso! Segundo a empresa nos informou, a partir da assinatura de hoje [quinta-feira], a previsão do início das obras será nos próximos dez dias, disse o prefeito de Pitanga.