Governo começa a planejar o Paraná a longo prazo

Já começaram a ser formados grupos de trabalho discutir projetos estruturantes para duas décadas e também focados no Plano Plurianual 2020-2023. Secretaria do Planejamento coordena discussão, que abrange demandas setoriais de sete áreas, para estabelecer

A Secretaria de Estado do Planejamento já começou a montar grupos de trabalho para discutir projetos estruturantes do Paraná, de longo prazo, e também focado no Plano Plurianual (2020-2023). Vamos pensar o Estado em suas várias áreas, afirma o secretário Valdemar Bernardo Jorge.

Inicialmente, serão constituídos sete grupos de trabalho: educação, segurança, saúde, infraestrutura, turismo, agricultura, além de inovação e gestão pública. A Secretaria do Planejamento já solicitou aos titulares das pastas para nomearem seus interlocutores.

No primeiro momento, cada grupo discutirá as demandas setoriais para estabelecer as prioridades, definindo os projetos e prazos. Após a conclusão destes estudos iniciais, a pasta do Planejamento fará os estudos de viabilidade econômica, social e ambiental.

ETAPAS

Na sequência, um comitê de parcerias analisará os projetos propostos pelos grupos de trabalho. As ações que receberem o aval do comitê e do governador Carlos Massa Ratinho Junior passarão pela fase de modelagem, que será realizada pela Secretaria do Planejamento e depois deliberada pelo comitê.

Na próxima etapa, a pasta do Planejamento preparará o edital de licitação e repassará para a secretaria concedente tocar seus projetos. Este modelo é para dar transparência e confiança, diz Valdemar Jorge.

SEGURANÇA

O grupo da segurança pública, entre outras iniciativas, analisará o projeto Cidade da Polícia. A ideia é um espaço que integrará as forças de segurança das três esferas de governo, incluindo desde guardas municipais até as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército.