Franz Jaster 2019 vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre o WinterShow

A edição 2019 do evento de cereais de inverno, que ocorre entre de 15 a 17 de outubro, traz várias novidades em termos de conteúdo, palestras e pesquisas agrícolas, que ampliam as possibilidades de cobertura do evento

Mais uma vez, Cooperativa Agrária Agroindustrial e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) se unem para valorizar a produção jornalística relacionada ao principal evento de cereais de inverno do país: o WinterShow.

A edição 2019, que ocorre entre de 15 a 17 de outubro, traz várias novidades em termos de conteúdo, palestras e pesquisas agrícolas, que ampliam as possibilidades de cobertura do evento.

Para essa edição, a Cooperativa destinou R$ 18.500 para contemplar os autores e veículos responsáveis pelas melhores reportagens sobre o WinterShow inscritas no Prêmio Franz Jaster de Comunicação. Esse valor vai ser dividido entre as melhores peças jornalísticas de cada uma das categorias da premiação, que nesse ano são seis.

A categoria Universitários – que teve início em 2017 – é mantida. Além disso, o Franz Jaster segue reconhecendo os trabalhos em Jornalismo impresso ou online; Fotografia; Reportagem Radiofônica; Material Televisivo; e, ainda, a novidade desse ano, Assessoria de Imprensa.

Esse é um público que não vínhamos assistindo, não vínhamos dando a devida atenção, digamos. O Prêmio se concentrou nos jornalistas que estão nas redações, que vão cobrir o WinterShow. Mas o assessor de imprensa também faz esse papel. Já era uma proposta de um ou dois anos que, agora, a organização entendeu que era pertinente, que é o momento de fazer isso. Nossa expectativa é que dê muito certo – empresas expositoras, mas também sindicatos, entidades, associações, explica um dos coordenadores do Prêmio, professor Marcio Fernandes.

CONCORRÊNCIA

Para concorrer, os materiais precisam ser veiculados entre os dias 12 de outubro e 8 de novembro e devem versar sobre aspectos relativos ao WinterShow 2019 e as pesquisas desenvolvidas pela Cooperativa Agrária, através da Fapa, que é a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária.

Cada veículo de comunicação poderá concorrer com até cinco peças, que devem ser inscritas individualmente. Os primeiros colocados em cada uma das modalidades receberão 2 mil reais, os segundos mil reais e os terceiros 500 reais. Já a categoria Universitários contará com prêmios de 500 reais para o primeiro colocado, de 300 reais para o segundo e de 200 reais para o terceiro.

O principal objetivo do Prêmio Franz Jaster é reconhecer e premiar os diversos meios de comunicação que atuam na difusão das tendências e das tecnologias voltadas ao agronegócio, um tema muito relevante na medida em que impulsiona o desenvolvimento da cadeia produtiva de Guarapuava e região, avalia a coordenadora da premiação, professora Ariane Pereira.

REGULAMENTO

O regulamento completo e a ficha de inscrição do Prêmio Franz Jaster estão disponíveis na página da premiação, no site da Unicentro (CLIQUE AQUI). Os interessados têm até o dia 13 de novembro para encaminhar, por e-mail, a ficha de inscrição acompanhada do trabalho concorrente. A lista dos finalistas será divulgada em 29 de novembro e a premiação está agendada para seis de dezembro.

Na próxima terça-feira (15 outubro), a Cooperativa Agrária e a Fapa receberão os jornalistas e integrantes dos veículos de comunicação num café da manhã, com o objetivo de apresentar o Prêmio Franz Jaster 2019 e, também, a programação do WinterShow desse ano.

O café tem início às 8h30, no auditório da Fapa, que fica no distrito de Entre Rios.