Franz Jaster 2018 vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre o WinterShow

Para essa edição, a Agrária destinou R$ 15 mil para contemplar os autores e veículos responsáveis pelas melhores reportagens sobre o WinterShow inscritas no Prêmio Franz Jaster de Comunicação

Mais uma vez, Cooperativa Agrária Agroindustrial e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) se unem para valorizar a produção jornalística relacionada ao principal evento de cereais de inverno do país: o WinterShow. A edição 2018, que ocorre entre os dias 16 a 18 de outubro, traz várias novidades em termos de conteúdo, palestras e pesquisas agrícolas, que ampliam as possibilidades de cobertura do evento.

Para essa edição, a Agrária destinou R$ 15 mil para contemplar os autores e veículos responsáveis pelas melhores reportagens sobre o WinterShow inscritas no Prêmio Franz Jaster de Comunicação. Esse valor vai ser dividido entre as melhores peças jornalísticas de cada uma das categorias da premiação, que assim como no ano passado são cinco: Jornalismo impresso ou online, Fotografia, Reportagem Radiofônica, Material Televisivo e Universitários. O principal objetivo do Prêmio Franz Jaster é reconhecer e premiar os diversos meios de comunicação que atuam na difusão das tendências e das tecnologias geradas pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa). A Cooperativa Agrária, em parceria com a Unicentro, vê essa importância no desenvolvimento sustentável, na cadeia Agroindustrial de Guarapuava e região, afirma o coordenador do WinterShow e supervisor da Fapa, Sascha Schwarz.

MATERIAIS

Para concorrer, os materiais precisam ser veiculados entre os dias 1º e 31 de outubro e devem versar sobre aspectos relativos ao WinterShow 2018 e as pesquisas desenvolvidas pela Cooperativa Agrária, através da Fapa.

Cada veículo de comunicação poderá concorrer com até cinco peças, que devem ser inscritas individualmente no site do prêmio. Os primeiros colocados em cada uma das modalidades receberão 2 mil reais, os segundos mil reais e os terceiros 500 reais. Já a categoria Universitários contará com prêmios de 500 reais para o primeiro colocado, de 300 reais para o segundo e de 200 reais para o terceiro.

Um dos coordenadores do prêmio, professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação, ressaltou que a premiação é um estímulo à prática jornalística e comunicacional de Guarapuava e região. Nós constatamos que os jornalistas começaram a perceber que é uma área extremamente rica do ponto de vista da pauta jornalística – ou seja, de render reportagens -, mas também extremamente complexa. A cada ano nós percebemos que essa cobertura tem se tornado mais técnica porque os jornalistas estão buscando fontes mais qualificadas, muitos acabam se preparando antes mesmo do evento WinterShow, que é o momento base – sempre no mês de outubro de cada ano – das coberturas em si. A competitividade, claro, nesse sentido, acaba aumentando e isso vale tanto para os jornalistas, para os fotógrafos, para os profissionais que trabalham na nossa região quanto para aqueles que vem de fora.

REGULAMENTO

O regulamento completo e a ficha de inscrição do Prêmio Franz Jaster estão disponíveis na página da premiação, no site da Unicentro. Os interessados têm até o dia 4 de novembro para encaminhar, por e-mail, a ficha de inscrição acompanhada do trabalho concorrente. A lista dos finalistas será divulgada em 20 de novembro.