Fim do inverno promete temperaturas elevadas em Guarapuava

Nos próximos dias, a previsão é que os termômetros cheguem na casa dos 30º C, antecedendo a primeira semana da primavera. Boa parte dos guarapuavanos já está se preparando para a estação que se aproxima

Ainda é inverno, mas o calor e o clima seco, elementos típicos da primavera e do verão, já estão dando as caras em Guarapuava.

Nos próximos dias, a previsão é que os termômetros cheguem na casa dos 30º C, antecedendo a primeira semana da primavera, que se inicia no dia 21 de setembro.

De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma frente fria provoca a instabilidade do tempo e traz o registro de chuvas fracas na região Centro-sul. O deslocamento de uma frente fria pelo oceano mantém o tempo instável nas regiões da metade Sul do estado, afirma pelo site do Simepar.

Entretanto, as chuvas leves registradas na noite de quinta (12) e início da manhã de sexta-feira (13) não foram suficientes para diminuir as temperaturas, que chegaram aos 23º C nos dois dias.

A partir do sábado (14), o dia nublado vai ser marcado pelo calor um pouco mais intenso, marcando os 28º C.

PRÓS E CONTRAS DO CALOR

As altas temperaturas auxiliam o trabalho de alguns, mas interferem nas atividades cotidianas de outros. Um exemplo é dado pelo empresário Cristovam Müller, que atua no ramo de sorvetes há 10 anos. O comerciante afirma que as vendas neste período já começam a se intensificar.

Nessa última semana foi uma coisa assustadora. Nós saímos de temperaturas bem baixas para quase 30º C, então foi uma espécie de ‘avalanche’. As pessoas já deixaram as sopas, que nós fazemos no inverno, e logo foram para os sorvetes. Eu costumo sempre dizer que o ano do sorveteiro não tem 12 meses, tem um pouquinho menos por conta do inverno, declara.

Há também aqueles que contrariem o calor intenso, como é o caso da jovem Francelise Piran (21 anos), servidora pública. Ela faz parte de um projeto de arborização da cidade, e todos os dias enfrenta as altas temperaturas durante o trabalho. Como eu trabalho longe de casa, e dependo do transporte coletivo, enfrento o calor até dentro do ônibus. Por estar sempre na rua para trabalhar, acabo passando a maior parte da tarde no sol, e com esse calor não é fácil, declara.

O comerciante Cristovam Müller afirma que as vendas de sorvete neste período já começam a se intensificar (Foto: Ágata Neves)

REGIÃO

A previsão é que o calor se intensifique ainda mais. A partir de quinta-feira (19), os registros podem chegar aos 31º C, e durante a sexta (20), eles se elevam aos 33º C.

Nas cidades da região, como em Pitanga por exemplo, o calor aumenta um pouco antes. Já na segunda-feira (16), é possível que os moradores sejam surpreendidos pelos 32º C registrados, dando destaque ao mesmo valor em Prudentópolis. A famosa terra das cachoeiras gigantes pode bater os 36º C na sexta-feira (20), pouco antes da chuva que faz as temperaturas diminuírem durante o sábado (21).

Em Turvo, os termômetros ficam parecidos com os de Guarapuava, tendo o maior registro também na sexta-feira que vem, chegando aos 35º C.

ESTAÇÃO OSCILANTE

Com o fim da estação, há também quem comemora. As temperaturas foram oscilantes durante toda a estação, sendo que no início de julho os registros chegaram aos -4,4º C em Guarapuava. A dona de casa Raquiel Fátima de Oliveira (42 anos) fica feliz com a antecipação do calor. Esse ano já fez muito frio, apesar de que eu ter alergia ao calor. Mesmo assim eu ainda prefiro esse calorzinho, a gente fica muito mais à vontade pra tudo, relata.