Fim de semana das convenções define primeiro candidato e apoios

No sábado, o PSD confirmou a candidatura de Ratinho Júnior ao Palácio Iguaçu; Pros e PMB oficializaram o apoio à candidatura de reeleição da governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP)

O primeiro fim de semana das convenções partidárias já definiu um nome na corrida eleitoral de 2018 ao governo do Paraná.

O Partido Social Democrático (PSD) do Paraná confirmou a candidatura do deputado estadual Ratinho Júnior ao Palácio Iguaçu durante evento promovido no último sábado (21), em Curitiba. Ele atuou também como secretário do governo Beto Richa.

Mas o vice de Ratinho e os dois concorrentes ao Senado deverão ser anunciados apenas perto de 5 de agosto, prazo final estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realização das convenções partidárias.

Já o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) realizaram também no sábado (21) a sua convenção na capital paranaense. As duas legendas oficializaram o apoio à candidatura de reeleição da governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e à candidatura de Alex Canziani (PTB) ao Senado.

Segundo informações do Pros, a governadora Cida Borghetti agradeceu o apoio e reafirmou o compromisso de continuar o trabalho voltado aos municípios e às pessoas. É uma grande honra ser a primeira mulher a governar o Paraná e ter a oportunidade de trabalhar por bandeiras que sempre defendi ao longo de toda minha trajetória política. Se queremos um Paraná melhor, precisamos de paranaenses melhores. Por isso o meu trabalho é voltado para as pessoas, disse, via assessoria.

O deputado federal e presidente do PROS, Toninho Wandscheer, afirmou que a reeleição de Cida Borghetti é a garantia da continuidade da boa gestão aliada ao cuidado das pessoas. Hoje o Paraná é um dos poucos Estados que investe em obras e repassa recursos aos municípios. Uma gestão eficiente que cuida com carinho e cuidado a sua gente.

Ratinho Júnior é o primeiro candidato confirmado ao governo estadual (Divulgação)

MDB

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Paraná realizou sua convenção no sábado (21), em Curitiba. Mas a legenda ainda não bateu o martelo em relação à aliança com o pré-candidato ao governo Osmar Dias (PDT).

A princípio, foram lançados 26 postulantes à Assembleia Legislativa e 25 à Câmara Federal. Esse número ainda pode ser alterado.

Em entrevista ao jornal Folha de Londrina, o senador Roberto Requião (MDB), que também é presidente estadual da sigla, disse que o apoio ou não do partido a Osmar Dias será definido em duas semanas. O senador falou ainda que gostaria de concorrer à reeleição. Já a outra vaga ao Senado ficaria em aberto.

PREVISÃO

No Paraná, as próximas convenções partidárias devem ocorrer na sexta-feira (27), com PSOL; sábado (28), PT e PRTB. Os petistas caminham para homologar a candidatura do ex-deputado federal Doutor Rosinha ao governo.

No próximo domingo (29), a Rede Sustentabilidade lança o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A Executiva do PDT, do ex-senador e pré-candidato ao governo Osmar Dias, se encontra no dia 4 de agosto.

O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, deve fazer sua convenção em 3 de agosto. A convenção do PP, da governadora Cida Borghetti, que concorre à reeleição, acontece dia 3 ou dia 4.