Festival do Atleta Paralímpico acontece em 48 cidades simultaneamente

A programação oferecerá três modalidades por sede e acontece das 8h30 às 11h. O evento está em sua primeira edição e é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Cerca de dez mil pessoas estarão envolvidas neste sábado (22) no Festival Paralímpico. A comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro) acontecerá em 48 cidades, em todos os Estados do país e o Distrito Federal, e promoverá a experimentação do esporte adaptado a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três modalidades por sede e acontece das 8h30 às 11h. O evento está em sua primeira edição e é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Na data também se comemora o Dia do Paradesporto no Estado do Paraná, cuja regulamentação aconteceu este ano a partir do Projeto de Lei 603/2016.

Estaremos nos 26 Estados e no Distrito Federal, no que será um passo de imensurável importância para a massificação do Movimento. Será uma maneira de celebrarmos nossos maiores ídolos e fomentarmos o esporte em sua iniciação”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Atletas de renome estarão presentes. Em Curitiba, o seis vezes medalhista em Jogos Parapan-Americanos (cinco de ouro e uma de prata), Claudiomiro Segatto, do tênis de mesa em cadeira de rodas, vai interagir com as crianças e apresentar o seu esporte.

De acordo com o coordenador nacional do evento e coordenado do paradesporto na Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná (SEET), Mário Sérgio Fontes, esse festival tem a intenção de integrar no esporte as crianças com deficiência e incluir de forma lúdica modalidades esportivas. A principal intenção é sociabilizar, portanto o evento estará aberto também a crianças sem deficiência, explicou.

No Paraná, serão quatro núcleos: Curitiba, Cascavel, Maringá e Pontal do Paraná. Confira o local e as atividades programadas para as praças no estado:

Cidade: Curitiba

Centro Esportivo Oswaldo Cruz

Modalidades: Atletismo, bocha e parataekwondo

Cidade: Cascavel

Completo Esportivo Ciro Nardi

Modalidades: Atletismo, basquete em cadeira de rodas e bocha

Cidade: Maringá

Ginásio de Esporte Valdir Pinheiro (bocha e vôlei sentado)

Estádio Willie Davids (atletismo)

Cidade: Pontal do Paraná

Associação Banestado

Modalidades: Atletismo, bocha e tênis de mesa