Feira de Profissões reúne mais de 500 pessoas no Senac Guarapuava

Ao longo desta quinta-feira (23), a unidade ‘abriu as portas’ para o público guarapuavano. Jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer cursos de qualificação profissional e dicas do mercado de trabalho

O Senac Paraná abriu as suas portas nesta quinta-feira (23) em todo o Estado. Em 29 cidades e 31 unidades, mais de 20 mil pessoas aproveitaram o dia para conhecer gratuitamente os cursos técnicos ofertados pela entidade. Só em Guarapuava, mais de 500 pessoas se inscreveram e foram até a unidade localizada na rua Padre Chagas, 3.899, na região central da cidade.

Segundo a gerente executiva do Senac/Guarapuava, Marta Gavanski Harmatiuka, durante o evento os visitantes aproveitaram para conseguir dicas de emprego, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Tradicionalmente, o Senac é conhecido por ofertar cursos técnicos em diversas áreas, como, por exemplo, saúde e estética feminina.

A gente quer ajudar e contribuir para que as pessoas se qualifiquem, visando à preparação no mercado de trabalho, explica a gerente. Ela destaca que o evento tem como objetivo abrir as portas do Senac para apresentar as diversas opções de formação profissional e ofertar também dicas de emprego.

Por isso, a 5ª edição da Feira das Profissões contou com a parceria da Agência do Trabalhador, da Secretaria da Mulher, da Employer e do Grupo Superpão. Eles estão orientando e recebendo currículos das pessoas que querem atuar no mercado de trabalho, destacando que o público teve a oportunidade de conhecer as vagas disponíveis em empresas da cidade.

Mateus aproveitou as instruções de Erika (Cristiano Martinez)

PÚBLICO

Boa parte do público que visitou o Senac/Guarapuava era formada por jovens, oriundos de escolas do município. Era o caso do estudante Mateus de Paula Kaieby Nunes (17 anos).

A convite de sua escola, a Manoel Ribas, ele visitou a unidade e conheceu um pouco do curso de Enfermagem. Eu gosto da área da saúde e pretendo trabalhar nesse setor, destacando que um curso técnico permite ter uma base e conseguir uma renda.

Portanto, a Feira das Profissões veio no momento certo na vida de Nunes. Tenho a oportunidade de ver o que é estudado num curso.

O jovem está interessado em se preparar e saber o que o mercado está buscando. Ele quer saber também as opções de formação profissional, afirma a gerente Marta. Mas ela lembra que muitos adultos foram até o Senac e visitaram principalmente a chamada sala de trabalho, onde puderam saber informações sobre o mercado de trabalho e entrevistas de emprego, deixando o currículo e sabendo mais sobre o setor.

APRESENTAÇÃO

A instrutora do Senac e enfermeira Erika Yassue comprova que o evento é um bom momento para apresentar o curso de Enfermagem. Eles [os visitantes] ficaram bastante interessados nos nossos materiais, explicando que aproveitou para apresentar resumidamente o conteúdo do curso, a renda salarial projetada e as oportunidades de trabalho na área.

A instrutora informa ainda que as inscrições para o curso estão abertas com 20% de desconto. As aulas começam no início de março de 2018, com duração total de dois anos e meio.

Uma das atrações era um workshop de fotografia (Cristiano Martinez)

FORMAÇÃO

A gerente executiva adianta que o Senac/Guarapuava já tem a programação até o mês de março de 2018: são diversos cursos de nível técnico, tanto presencial quanto a distância; de graduação no ensino a distância; e outras opções na parte de formação inicial e continuada. Com isso, as pessoas podem se preparar para o mercado de trabalho.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3626-7500; faça uma visita ao Senac (rua Padre Chagas, 3.899, Centro); ou ainda acesse o site da entidade (www.pr.senac.br/).

PROGRAMAÇÃO

Além da programação presencial desta quinta-feira, também será possível participar da Feira de Profissões sem sair de casa. Através da modalidade de Educação a Distância, serão ofertadas gratuitamente duas oficinas de 23 a 27 de novembro: Gastronomia Funcional e Como criar um blog no WordPress.