‘Faço parte de uma geração que quer um Brasil melhor e diferente’, ressalta Samuca

Compondo a bancada do Cidadania na Câmara Municipal de Guarapuava, o vereador eleito mais jovem do município aposta que representantes desta faixa etária são fundamentais para as mudanças estruturais necessárias a níveis municipal, estadual e federal

Pensar e lutar por melhorias sociais em prol da periferia guarapuavana: estes eram os objetivos principais de Samuel da Silva Pinto ao engajar-se em movimentos estudantis e políticos desde a adolescência.

Samuca, como é popularmente conhecido, filiou-se ao então PPS (hoje Cidadania) quando ainda tinha 16 anos. Neste período, fez parte da fundação de dois grêmios estudantis em colégios por onde passou. Ainda em Guarapuava, atuou como presidente do Centro de Atividades Estudantis de Guarapuava (Caeg), em que representou mais de 20 mil estudantes. 

Em 2016, iniciou seu primeiro mandato. E, no Congresso Nacional do partido, Samuca foi coordenador político nacional da juventude.

MUDANÇAS

Com o olhar no futuro, Samuca dedica-se em argumentar que é necessário a inclusão de novas gerações engajadas politicamente, que pensem nos possíveis avanços e mudanças necessárias. Vivemos em uma geração em que a política está desgastada e desacreditada, por conta dos maus políticos, mas faço parte de uma geração que quer um Brasil melhor e diferente, destacou.

TRABALHOS

Sobre os trabalhos executados, o vereador afirma que o retorno do público tem sido importante para que novas ações continuem estimulando os avanços locais. Me orgulho muito em lutar pelo povo guarapuavano, principalmente pelos meus eleitores que são da periferia. Eu vim do bairro Jardim das Américas, amo o que faço e trabalho para jovens e famílias periféricas, onde consigo mudar, com o meu trabalho, a vida de muitas pessoas, afirmou.

Entre as maiores conquistas do mandato, Samuca destaca algumas. Eu fui um dos ‘caras’ que levantaram a bandeira para a implantação do Uber. Além disso, os maiores avanços para a cidade que a Câmara Municipal dos Vereadores fez parte foi a aquisição do Hospital do Câncer, os cursos de Medicina para Guarapuava, tanto na Unicentro quanto na Campo Real, além de avanços para a UTFPR, porque juntos ao deputado federal Rubens Bueno, conseguimos uma emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões voltada para ela. Outra emenda que eu também consegui foi uma de R$ 150 mil reais para a Apae aqui em Guarapuava, que já está empenhada e deve ser paga no fim deste ano ou início de 2020, recorda.

Para as melhorias em Guarapuava, Samuca é esperançoso. A expectativa é que os estudantes que irão se formar em Medicina aqui na cidade, possam ficar aqui, influenciando muitas melhorias para a saúde. Fora a saúde e a educação, a minha bandeira é o esporte, porque ele consegue fazer inclusão social de qualquer pessoa, ultrapassando quaisquer limites existentes.