Exposição do MON pode ser acessada de qualquer lugar do mundo

O acesso se dá pelo Google Arts & Culture. Além da exposição Luz ? Matéria, o público pode visitar no portal outras cinco já realizadas pelo Museu

A exposição Luz ? Matéria, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), pode agora também ser vista na íntegra virtualmente no Google Arts & Culture (CLIQUE AQUI).

A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, comenta a importância da participação da instituição na plataforma, que garante a democratização do acesso a obras do acervo e exposições do MON. De maneira multimídia e inovadora, alcançamos um público muito maior, mesmo quem não tem a oportunidade de fazer uma visita presencial ao Museu pode conhecer o nosso acervo diz.

O segmento Matéria da mostra, que conta com trabalhos de Tomie Ohtake, Efigênia Rolim, Julio Le Parc, Anna Mariah Comodos, Bernadete Amorim, Regina Silveira, Iberê Camargo, Daniel Senise, Francisco Brennand, João Turin, Joan Miró, Emanoel Araújo, Miguel Bakun, entre outros, faz parte agora da plataforma virtual.

A parte Luz da exposição já estava disponível no Google Arts & Culture desde fevereiro de 2018, quando o MON passou a integrar a plataforma, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo.

CONTEÚDOS

A ferramenta reúne conteúdos sobre arte e cultura, incluindo informações sobre museus, obras, artistas e exposições ao redor do mundo, o que permite que o usuário realize tours virtuais por esses espaços.

Além da exposição Luz ? Matéria, o público pode visitar no Google Arts & Culture outras cinco já realizadas pelo Museu: Ásia: a terra, os homens, os deuses; Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas; Irmãos Campana; Não está claro até que a noite caia, da artista Juliana Stein, e Circonjecturas, do artista Rafael Silveira.

MOSTRA

A mostra Luz ? Matéria reúne uma seleção de obras do acervo do MON, buscando aquelas que têm como ponto comum a luz, de um lado e, de outro, a materialidade. O primeiro segmento, Luz, apresenta nomes como Claudio Alvarez, Alfredo Andersen, José Bechara, Maureen Bisilliat, Martin Chambi, Flavio Damm, Theodoro de Bona, Alberto Guignard, Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Vik Muniz, Daniel Senise, entre outros.

VISITA VIRTUAL

O Google Arts & Culture possui parcerias com mais de 1.800 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 50 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história.

A plataforma tem duas missões. A primeira é dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Pela ferramenta Por perto, permite encontrar museus e exposições próximas ao usuário. O recurso é ideal para quem está fazendo turismo ou quer encontrar um programa cultural na própria cidade.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

SERVIÇO

Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture

Disponível AQUI

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

museuoscarniemeyer.org.br

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Quartas gratuitas