Expedição Safra avalia tendências para o agronegócio mundial nos EUA

95ª edição do Agricultural Outlook Forum terá como centro dos debates as movimentações comerciais dos grandes players do setor nos dias 21 e 22 de fevereiro

O avanço nas relações comerciais entre Estados Unidos e China e seus impactos nas movimentações dos outros grandes players do agronegócio mundial será o centro dos debates da 95ª edição do Agricultural Outlook Forum, evento que será realizado dias 21 e 22 de fevereiro na cidade de Arlington, estado da Virgínia (EUA).

O Brasil, por ser o maior concorrente no setor dos anfitriões do evento, terá papel chave nas discussões, principalmente com análises sobre as expectativas da próxima safra de grãos do país, que foi impactada negativamente por veranicos durante o seu plantio.

Mesmo com perdas estimadas na casa de 5 milhões de toneladas, as movimentações comerciais no Porto de Paranaguá (maior terminal graneleiro da América Latina) demonstram um aquecimento do mercado do setor. Somente no mês de janeiro, foram 1,87 milhão de toneladas exportadas, índice 20% superior ao mesmo período de 2018, segundo dados do Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Os maiores destaques foram nas movimentações de soja e milho, que registraram respectivamente 575,5 mil toneladas e 259 mil toneladas embarcadas.

Ainda de acordo com a Appa, o crescimento nas exportações de soja foi de 59% enquanto as exportações de milho registraram acréscimo de 50%. Esse crescimento acima da média indica que teremos um ano agitado no mercado mundial de grãos, com o Brasil sendo um dos players principais nessas movimentações, avalia o coordenador da Expedição Safra da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Pelo décimo ano consecutivo, a Expedição Safra realizará a cobertura do Agricultural Outlook Forum. O levantamento técnico e jornalístico, que confere a produção e analisa tendências do mercado, já percorreu desde outubro de 2018 os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A equipe ainda irá passar pelo polo produtor do Matopiba e México em 2019.

SOBRE

A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. Neste ano, a Expedição irá ao México que, devido aos conflitos comerciais com os Estados Unidos, tem aumentado o comércio de produtos agropecuários com o Brasil, abrindo uma janela de novas oportunidades. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e é apresentada pelo Sistema Confea-Crea, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes e Fertilizantes Castrolanda, Agrotec, Alta, Solaris e Expo Londrina. O apoio logístico é do Groupe Renault.