Exame nacional é adiado para o mês de novembro

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado no dia 19 de novembro, um domingo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para o dia 19 de novembro o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A mudança no horário das provas, anunciada na semana passada, será mantida.

1.573.862 pessoas estão inscritas no Encceja deste ano em todo o Brasil. O Paraná é o Estado com o terceiro maior número de participantes, totalizando 150.602 candidatos. As provas serão aplicadas em 49 municípios. A participação expressiva no Exame de Certificação demonstra o interesse da população paranaense em dar continuidade aos seus estudos e procurar um melhor posicionamento no mundo do trabalho, diz a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Dudeque.

As provas do Encceja são uma oportunidade para pessoas que não concluíram seus estudos e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O candidato aprovado em todas as disciplinas é certificado, mas também é possível receber uma declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

O Inep é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas, e os certificados são emitidos por escolas estaduais credenciadas pela Secretaria e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Serviço

Encceja 2017 – Ensino Fundamental e Médio.

Nova data: 19 de novembro.

Provas da manhã: 9h às 13h.

Provas da tarde: 15h30 às 20h30.

Os portões fecham 15 minutos antes do início das provas.