Estagiários da Prefeitura de Guarapuava participam de capacitação

Cinquenta estagiários participaram de dinâmicas, palestras sobre saúde emocional e qualidade no atendimento ao público, além de receberem informações sobre direitos e deveres dos estagiários

Na manhã terça-feira (17), a Secretaria de Administração, a Divisão de Estágios e o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) realizaram uma capacitação para os estagiários que atuam nas secretarias municipais e administração indireta da Prefeitura de Guarapuava.

Cinquenta estagiários participaram de dinâmicas, palestras sobre saúde emocional e qualidade no atendimento ao público, além de receberem informações sobre direitos e deveres dos estagiários. As atividades aconteceram no auditório da Casa da Cultura.

“Essa capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Pessoal do município que visa o aprimoramentos de atendimento ao público. Capacitações fazem parte da nossa missão de servir a comunidade guarapuavana, bem como fortalecer a formação do estagiário que está se preparando para o mercado profissional”, destacou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

Segundo a psicóloga Luciane Sékula, uma das palestrantes da capacitação, trabalhar os desafios que serão encontrados no mercado de trabalho é muito importante para os estagiários. “Dia a dia nos deparamos com jovens que estão iniciando suas carreiras por meio do estágio. Por conta desse momento novo na rotina e na vida deles, acabamos identificando quadros de ansiedade. Muita das vezes, neste pontapé inicial, é comum aparecer dificuldades emocionais, como a de expressar os sentimentos entre outras situações. Por isso, nossa intenção é mostrar aos estagiários que existem formas de identificar esses sintomas e que há soluções para tratar essas situações, tornando a experiência deles algo tranquilo emocionalmente”, explicou a psicóloga.

BENEFÍCIOS

Quem reconheceu os benefícios da capacitação foi Bruna Carvalho, que atua na 14ª Delegacia de Policia Civil de Guarapuava. “Foi um momento muito construtivo, pois abriu nossos horizontes. Aprendemos que o atendimento na administração pública requer muito mais dedicação e empatia e que nós estagiários também podemos ser o diferencial dentro do nosso departamento. Com certeza a capacitação foi importante, pois acrescentou na minha experiência profissional”, opinou Bruna, que há 10 meses faz estágio no setor público.

Também estavam presentes na capacitação a chefe da Divisão de Estágio, Danielle Cristina Chemin; o diretor de Recurso Humanos, Francisco Pedroso; a gerente de Recursos Humanos, Bárbara Helena Sandini; a fisioterapeuta Liane Orane e a psicóloga Vanessa dos Santos, que palestrou sobre qualidade no atendimento público.