Estação de tratamento de esgoto de Turvo está 70% concluída, diz Sanepar

A previsão é que a estação de tratamento de esgoto modular, que já foi implantada em Pinhão em 2018, seja finalizada até dezembro deste ano. Também serão executados 14 mil metros da rede coletora

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município de Turvo (a 40 km de Guarapuava) deve ser finalizada até dezembro de 2019. A obra, que começou em janeiro deste ano, já está 70% concluída, aponta a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Em nota, a concessionária afirmou que esse modelo de ETE, que já foi implantado em Pinhão em 2018, possui uma instalação bastante rápida. Além da estação, serão executados 14 mil metros de rede coletora de esgoto, 6.883 metros de coletor tronco – que funciona como uma rede de maior porte – e 844 ligações prediais.

Na visão da secretária de Planejamento e Projetos de Turvo, Talita Gardens do Rosário, esse será o primeiro passo para proporcionar à população condições ideais de saneamento básico, já que até então a cidade não era atendida em qualquer ponto por rede de esgoto.

O prefeito [Jerônimo Gardens do Rosário] abordou como condicionante para renovar o contrato com a concessionária a execução imediata de uma parcela da rede de esgoto, além de também solicitar que a companhia atendesse o abastecimento de água do distrito Faxinal da Boa Vista e o novo parque industrial, disse Talita ao CORREIO.

De acordo com a titular da pasta, os recursos para a obra são advindos de uma parceria entre o município e o Governo do Paraná, através da Sanepar.

Para além das melhorias estruturais, Talita acredita que a obra também resultará em benefícios fundamentais na área da saúde, afastando os moradores de doenças ocasionadas pela falta de saneamento básico.

Também resulta em uma maior valorização dos imóveis, e ainda fomenta o turismo, já que o rio Turvo é um potencial turístico do município e o tratamento adequado dos resíduos grande a qualidade das águas do rio e as condições de águas a jusante da região, acrescenta.

(Foto: Prefeitura de Turvo)

EQUIPAMENTOS

A previsão é que a ETE consiga atender a sub-bacia mais próxima, além de algumas escolas da região central através de ligações na rua Dr. João Ferreira Neves.

Durante as obras, a secretária explica que a companhia tem trabalhado com equipamentos adequados para a perfuração de rochas, que são localizadas próximo à superfície e dificultavam a execução de um tratamento adequado para os moradores.

Temos certa que a população só tem a ganhar com as obras em execução pela Sanepar. A Prefeitura já tem se mobilizado para captar recursos e atender às outra sub-bacias, as quais não serão atendidas pela concessionária nesta etapa, finaliza.