Guarapuava, 20 de abril de 2019
#curta!

“O Sumiço do Hanomag” é um romance de aventura étnica, que se passa no distrito guarapuavano de Entre Rios

-

Ainda que seja escrita em português, a obra retrata a história de um povo de origem germânica. Mesmo que os personagens sejam brasileiros, os nomes Philipp, Kathi e Knacker delatam a ascendência tudesca.

Por esses e outros motivos, o lançamento do romance “O Sumiço do Hanomag”, de autoria do jornalista guarapuavano Klaus Pettinger, em parceria com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, tem relação direta com os principais objetivos da Semana de Língua Alemã, celebrada entre 8 e 13 de abril, em Ponta Grossa.

A convite do Centro de Línguas Germânia e da Associação Germânica dos Campos Gerais, realizadores do evento, o escritor Klaus Pettinger apresenta sua obra ao público princesino durante a programação deste sábado (13 abril).

Em palestra, o jornalista formado pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) expõe ao público a realidade acerca da preservação do idioma alemão no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, além de trazer curiosidades sobre sua obra.

EVENTO

A apresentação, em português e alemão, seguida pelo lançamento de “O Sumiço do Hanomag”, tem início às 17h do dia 13 de abril. Toda a programação da Semana de Língua Alemã será realizada no Centro de Línguas Germânia, na rua Anita Garibaldi, 741, Vila Órfãs.

Aberto ao público, o evento não se restringe aos praticantes da língua de Goethe, garante o diretor do Centro e vice-presidente da Associação, Newton Schner Jr. “As atividades são abertas a todas as pessoas que se interessam pelo idioma, falantes ou não, para que possamos celebrar a cultura alemã em Ponta Grossa”.

Capa do livro escrito por Klaus Pettinger
O misterioso desaparecimento do trator leva um casal de adolescentes a desvendar toda a história dos Suábios do Danúbio (Foto: Divulgação)

ROMANCE ÉTNICO

“O Sumiço do Hanomag” é um romance de aventura étnica, que se passa no distrito guarapuavano de Entre Rios. O misterioso desaparecimento do trator, uma relíquia histórica exposta há décadas na praça da colônia Samambaia, leva um casal de adolescentes a desvendar toda a história dos Suábios do Danúbio, povo de origem germânica que se estabeleceu, a partir de 1951, no Terceiro Planalto paranaense.

A única pista é um mapa repleto de simbolismos históricos, geográficos e culturais. Os astutos estudantes enfrentam diversos perigos para salvar um dos principais símbolos de trabalho e desenvolvimento dos suábios de Entre Rios, ao mesmo tempo em que descobrem detalhes incríveis sobre o passado dos seus antepassados.

AUTOR

“Será um momento muito especial retornar à cidade, que me acolheu tão bem durante meus quatro anos de graduação na UEPG, para lançar meu primeiro romance”, resume o jornalista Klaus Pettinger (34 anos).

De mãe suábia e pai alemão, o escritor encampou a missão da preservação cultural dos seus antepassados, incluindo a história e cultura suábias, bem como o idioma alemão. “O Sumiço do Hanomag cumpre exatamente essa função sociocultural”, finaliza Pettinger.

De mãe suábia e pai alemão, o escritor encampou a missão da preservação cultural dos seus antepassados (Foto: Arquivo/Correio)

SERVIÇO

Semana de Língua Alemã

De 8 a 13 de abril

Centro de Línguas Germânia (rua Anita Garibaldi, 741, Vila Órfãs)

Veja a programação completa:

Segunda-feira, 8 de abril - 19h00 - 22h00

- Palestras (alemão e português) com Gisela Wiens, Margarete Boldt, Jeane Eckert Mons, Carla Bowens, Renata Regis Florisbelo, André Petters, Amanda Canto e Newton Schner Jr.

Terça-feira, 9 de abril - 14h

- Bate papo com o youtuber alemão Daniel Tierbs (alemão e português)

Quarta-feira, 10 de abril - 20h30

- Exibição de filme alemão com Jeane Eckert Mons, do projeto "Deutsche Filme als Sprachanlass"

Quinta-feira, 11 de abril - 20h00

Stammtisch na cervejaria Cervejaria Strasburger

Sexta-feira, 12 de abril - 19h00

Noite de jogos em alemão

Sábado, 13 de abril - 17h00 - 21h30

- Festa

- Comidas típicas com Waffelnhaus e Primvlla- Cozinha Artesanal

- Torta alemã da Associação Germânica dos Campos Gerais

- Cerveja artesanal com Trem Fantasma Cervejas

- Música com Musik Maschine (Rammstein cover)

- Exposição com Albrecht Albrecht Artes

- Palestra (português e alemão) com o escritor Klaus Pettinger e lançamento de seu livro em Ponta Grossa.

Veja Também