Educação

Escolas estaduais recebem novas matrículas esta semana

As datas são as mesmas para a educação básica na modalidade especial, tanto na rede estadual quanto em escolas parceiras
Ilustrativa (Foto: Agência Estado)

As matrículas na rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (04) e vão até sexta-feira (08). Os pais ou responsáveis devem comparecer à instituição de ensino para onde os alunos foram direcionados e confirmar a matrícula do ano letivo de 2018. Maiores de 18 anos podem fazer a própria matrícula. As datas são as mesmas para a educação básica na modalidade especial, tanto na rede estadual quanto em escolas parceiras.

Serão matriculados estudantes que ingressarão no 6º ano do ensino fundamental, oriundos das redes municipais de educação, bem como estudantes que vão começar o ensino médio na 1ª série.

Os documentos exigidos para a matrícula são:

– Documento de identidade (RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento) – original e cópia;

– Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de 03 meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo aluno, apresentar conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo aluno – original e cópia;

– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de ensino de origem ou Guia de Transferência emitida pelo Sistema Escola WEB – original;

– Carta Matrícula, quando o aluno for direcionado com carta.

TRANSFERÊNCIA

Após a conclusão das rematrículas e matrículas iniciais, ficará aberto um período, de 18 a 22 de dezembro, para estudantes vindos da rede particular, de outros estados ou que estão mudando de cidade, solicitarem uma vaga em uma escola da rede estadual.

Nos casos em que um aluno de escola estadual deseja se transferir para outro estabelecimento da rede, no mesmo município, é necessário aguardar até o dia 02 de janeiro de 2018.

A partir desta data os pais ou responsáveis devem ir até a nova escola verificar a disponibilidade de vagas e realizar os procedimentos necessários para desistir da vaga atual e fazer a nova matrícula. Caso não haja vagas, eles podem preencher o Cadastro de Espera de Vagas Escolares (CEVE) e aguardar uma oportunidade.

Os detalhes sobre as matrículas na rede estadual para o próximo ano estão disponíveis na Instrução Normativa n.º 16/2017 – SEED/SUED. Confira clicando aqui.

As aulas de 2017 terminam no dia 20 de dezembro e as aulas de 2018 começam no dia 19 de fevereiro, na semana seguinte ao Carnaval.