Educação

Escolas estaduais conquistam mais de 300 medalhas em olimpíada

Outros 2.660 estudantes serão contemplados com menções honrosas pela participação
(Foto: Estudante Bianca Mendes Francisco (Foto: Agência Estado))

Os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 329 medalhas na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram 20 medalhas de ouro, 75 de prata e 234 de bronze. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nesta edição também participaram alunos da rede particular de ensino.

Além dos medalhistas, 2.660 estudantes serão contemplados com menções honrosas pela participação. “Nossas escolas, alunos e professores estão de parabéns pelo desempenho. Esse é um momento de reconhecimento do esforço coletivo de todos que participaram ativamente na preparação para alcançamos esse resultado”, disse a superintendente da Educação Ines Carnieletto.

Essa foi a segunda participação da estudante Bianca Mendes Francisco (12) do 8° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Nilo Brandão, no bairro Cajuru, em Curitiba. Em 2016, ela conquistou a medalha de bronze. Para melhorar o resultado ela intensificou a rotina de estudo. “Reservei uma hora por dia para estudar para melhorar meu desempenho e o resultado apareceu”, contou a estudante que pretende ser professora de Matemática. “Acho divertido a maneira de resolver as questões e a maneira como os professores ensinam me chama a atenção”, disse.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área.