Equipes visitam propriedades no Caminho de São Francisco para viabilizar roteiro turístico na região

O roteiro turístico Caminho de São Francisco prevê o desenvolvimento sustentável e econômico da região, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores com o aumento de renda da população, através do turismo e a comercialização dos produtos típicos

Estruturar o Caminho de São Francisco para que seja mais um roteiro turístico em Guarapuava. Esse é o objetivo da equipe multidisciplinar que realizou mais uma reunião, nessa segunda-feira (9), para colocar em prática o projeto. “Temos um imenso potencial turístico com o Salto São Francisco, mas precisamos de mais atrativos e opções no caminho, como a oferta de produtos coloniais, cervejas artesanais e outros artigos típicos da nossa região”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

De acordo com a chefe de divisão da Secretaria de Turismo, Valéria Stocki, técnicos já estão visitando as propriedades ao longo do Caminho de São Francisco para analisar o potencial de cada produtor. “O poder público é o grande incentivador do projeto turístico, mas precisamos do apoio e empreendedorismo dos produtores, que têm suas propriedades ao longo do caminho. Já visitamos algumas propriedades e estamos analisando o potencial de cada um para que possamos ajudá-los da melhor forma possível”, explica.

O roteiro turístico Caminho de São Francisco prevê o desenvolvimento sustentável e econômico da região, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores com o aumento de renda da população, através do turismo e a comercialização dos produtos típicos. “O turismo rural traz como um dos grandes objetivos a valorização dos patrimônios e produtos locais, além de promover atividades de lazer e a conservação do meio ambiente. Queremos fazer tudo isso diretamente com a comunidade rural do Salto São Francisco. Já temos cerca de 20 famílias interessadas no projeto”, antecipa Marcio de Sequeira, diretor da Secretaria de Turismo.