Guarapuava, 20 de junho de 2019
Agricultura

O evento aconteceu no Spazio Vecchia, com a presença de mais de 200 produtores rurais de Guarapuava, Bituruna, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Turvo, Prudentópolis, Irati, além de autoridades, acadêmicos de Agronomia/Veterinária e representantes de cooperativas e empresas ligadas ao meio rural

-

Guarapuava sediou na terça-feira (9), o 1º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema Faep/Senar, com o objetivo de discutir e fortalecer a liderança e representatividade no meio rural.

O evento aconteceu no Spazio Vecchia, com a presença de mais de 200 produtores rurais de Guarapuava, Bituruna, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Turvo, Prudentópolis, Irati, além de autoridades, acadêmicos de Agronomia/Veterinária e representantes de cooperativas e empresas ligadas ao meio rural.

O presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná, Anton Gora, recepcionou os participantes e ressaltou que "os produtores precisam ter a consciência da importância de contribuir financeiramente e participar da entidade, se quiser manter a defesa de seus interesses. Diz um ditado que quem não cuida do que é seu, não merece tê-lo. As entidades são nossas e precisamos mantê-las, para sermos ouvidos e representados”.

CONQUISTAS

O presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette falou sobre as conquistas do Sistema para o produtor rural e também sobre o futuro da representatividade. “Juntos vamos conseguir lutar por mais conquistas e por condições melhores para nossa atividade. Não podemos esperar uma nova legislação. Precisamos nos organizar para que o nosso sindicato seja importante, tenha representatividade e participação ativa”, disse o presidente, referindo-se à queda da Contribuição Sindical obrigatória, decidida na Reforma Trabalhista.

PALESTRAS

A programação teve ainda duas palestras: O poder da influência do produtor rural na sociedade 4.0, com o consultor do Sebrae, Celso Garcia e Inovações para a o fortalecimento da representatividade no agronegócio, com o consultor da Faep, Claudinei Alves, que contou com uma atividade de integração entre os participantes, onde os próprios produtores apresentaram propostas de ações para o fortalecimento de todo o sistema.

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, encerrou o evento agradecendo a presença dos sócios e parceiros da entidade, destacando a importância da participação de todos para uma representatividade rural forte e atuante, em especial das mulheres e dos jovens, que são o futuro da atividade.

Veja Também