Encontro marcará comemoração e organização do PT na região

Em entrevista ao CORREIO, a presidente do diretório municipal, Neusa Scos da Silva, afirmou que a próxima sexta-feira (28) será um dia de formação e de debate político; partido está comemorando 40 anos de fundação

A próxima sexta-feira (28) será um dia de comemoração, formação e debate político para o Partido dos Trabalhadores (PT), que a nível nacional completa 40 anos em 2020.

Ao CORREIO, a presidente do diretório municipal do PT, Neusa Scos da Silva, diz que o encontro também servirá para organizar a legenda a nível nacional. 

Inclusive, a famosa terra do lobo bravo acompanhou de perto o desenvolvimento da sigla, já que veio para Guarapuava um ano depois da sua formação, em 1981. 

Isso mostra a referência da cidade no cenário nacional, porque um ano após já se tinha um diretório aqui. Fundar o PT não foi apenas uma decisão de mesa, já que tinha uma necessidade, lembra Scos, citando movimentações em sindicatos e igrejas. Uma necessidade de sair apenas da organização e entrar onde as respostas vinham, completa. 

FORMAÇÃO

Durante o dia de comemorações, Neusa conta que será feita uma formação na comunidade Encontro das Águas, em Entre Rios, a partir das 8h30 – a previsão é de 300 participantes.

Além de uma mística de abertura, as atividades incluirão conversas com Roberto Baggio, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST-PR) e frei Ildo Perondi, coordenador nacional da Pastoral da Terra.

É uma formação de consciência e organização de classe, social e política, porque a sociedade vive de forma organizada, tanto você enquanto cidadão, profissional, empresário, estudante… são setores que precisam se organizar, diz Neusa. 

SEQUÊNCIA

Após essa atividade no distrito de Entre Rios, será feito um encontro em Guarapuava, a partir das 15h, na sede do diretório. A ideia propor discussões e um planejamento para este ano.

No final da tarde, às 18h45, a Câmara de Vereadores irá receber o evento principal, reunindo filiados, membros e simpatizantes do PT.

ELEIÇÃO

Ao longo da sexta-feira, uma das pautas do partido em Guarapuava será a organização visando as próximas eleições. 

Além de lideranças de toda a microrregião, estão confirmados nomes como os deputados estaduais Prof. Lemos, Tadeu Veneri, Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin; os federais Zeca Dirceu e Enio Verri; e doutor Rosinha, que foi candidato a governador em 2018.

A ideia é organizar o PT a nível de região, para aqueles que ainda falta alguma coisa para o processo eleitoral, finaliza Scos.