Em road trip desde dezembro, ‘barbeiros viajantes’ estacionam em Guarapuava

Roger e Felipe já percorreram mais de três mil quilômetros pelos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, viajando em uma Kombi 1974 e cortando cabelo para conseguir o dinheiro necessário para seguir na estrada

Além de alimentar e dar o primeiro estalo no movimento beatnik no final da década de 1950 nos Estados Unidos, Jack Kerouac (1922-1969) marcou a literatura mundial com seu livro On The Road (Na Estrada, em tradução livre). Na obra, os personagens Sal Paradise e Dean Moriarty percorrem as rodovias norte-americanas e atravessam o país, aproveitando um pouco de cada lugar. 

Mais de 50 anos após esse lançamento, desde o dia 27 de dezembro de 2017, os amigos e barbeiros sul-mato-grossenses Roger Reggiani (23 anos) e Felipe Sobral (22 anos) estão na estrada, viajando em uma Kombi 1974 adaptada para gerar a energia necessária para carregar os equipamentos de barbearia, e para acomodar os dois, que têm à disposição uma cama com mais de dois metros.

Eles passam por mais de dez cidades e por três estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina), ficando alguns dias em cada uma delas e fazendo cortes para ganhar o dinheiro necessário para continuar a viagem. A gente não tá fazendo esse rolê para ganhar dinheiro, e sim pela experiência. Já trocamos corte em duas latas de sardinha e um pão, ou em ‘cincão’ e duas cocadas, disse Felipe, referindo-se ao primeiro cliente que tiveram na cidade de Florianópolis (SC), Um 'maninho' tava vendo umas cocadas e queria cortar o cabelo, aí cortamos. O cara dá o que ele tem, e a gente dá o que temos, explica.

Nós paramos em qualquer lugar e podemos trabalhar, tem a parte coberta se começar a chover. Se faltar energia, vamos na casa de alguém. Já cortamos em cima de uma casa, em um teto, conta Roger.

Literalmente já arrumando as malas para voltar para Campo Grande, a cidade de origem, os dois devem ficar em Guarapuava até o próximo domingo (18). Eles vão atender na tarde deste sábado (17), durante a inauguração de uma loja na rua Saldanha Marinho, no Centro da cidade.

KOMBI

Roger conta que comprou o carro clássico dois ou três meses após começar a trabalhar como barbeiro. Ele e Felipe aprenderam a profissão com o irmão do primeiro, que também mantém uma barberia na cidade sul-mato-grossense. Depois, investindo um pouco a cada mês, ele conseguiu deixar o veículo do jeito que queria: pronto para cair na estrada.

A Kombi 1974 mantém boa forma e não deixou os barbeiros na estrada durante as viagens (Redação)

Já rodamos mais de três mil quilômetros com ela e nunca tivemos problema, conta, e ainda ressalta que as marcas na lataria são originais, e se orgulha: É o registro dos 44 anos de história, diz.

AJUDA

Apesar de dormirem na Kombi, Roger e Felipe contaram com a boa receptividade e com a ajuda de muitas pessoas desde começaram a viagem. Felipe conta que na Praia de Ferrugem (SC) eles estavam “quebrados”, mas um homem que havia visto o trabalho dos dois na internet ofereceu um jantar e um lugar para eles dormirem.

Às vezes a gente estava na 'bad'  sem cortar nenhum cabelo. Aí só de uns caras virem trocar uma ideia a gente cortava de graça e isso dava muito ânimo, relembra ele.

Roger explica que muitas pessoas que viam o trabalho deles decidiam ajudar. Eles viam que a gente tava fazendo nosso 'corre', sem tentar ganhar de ninguém, exemplifica. A galera fortaleceu demais, para tomar um banho, oferecer um café da manhã. Isso para gente era ganhar o dia, completa.

FUTURO

Quando começaram a planejar a viagem, um dos objetivos era se aproximar da natureza. Tanto que nas cidades que ficaram eles buscaram ficar perto de lagos ou na beirada na praia. O que curtimos é a natureza e poder fazer o nosso trampo, que é o que amamos, ressaltam.

Agora, o destino dos viajantes é o Norte do Paraná, no município de Maringá. Depois que conseguirem o dinheiro suficiente, devem retornar para Campo Grande, onde vão voltar a trabalhar na barberia Hard Work. 

Depois vamos arrumar o que precisar na Kombi e quem sabe fazer a América do Sul. Depois do primeiro gostinho, não tem mais como parar, brinca Roger, enquanto espera os primeiros clientes na tarde desta sexta-feira (16), no Parque do Lago, experimentando o clima woods que eles tanto apreciam.