Em projeto independente, personagem Dampyr retorna ao mercado brasileiro em 2018

Em campanha de financiamento coletivo, o volume bonelliano ‘Dampyr’ retorna ao mercado nacional graças à novata Editora 85. O projeto de publicação confirma uma tendência de iniciativas encampadas por aficionados por quadrinhos

Todo poder ao povo. Ou melhor, aos leitores. Se as editoras tradicionais não podem ou não querem publicar material clássico, os fãs e aficionados se profissionalizaram e assumiram o posto de editores.

No universo dos quadrinhos, pelo menos, tem sido assim nos últimos anos. Graças a projetos independentes e alternativos, personagens como Dylan Dog e Dampyr conseguiram retornar às mãos dos leitores brasileiros, em edições traduzidas e publicadas por pequenas casas editoriais.

Do Rio Grande do Sul, a Lorentz já lançou este ano dois volumes protagonizados por Dylan Dog, um personagem criado pela italiana Sergio Bonelli Editore (a mesma que edita o material do ranger Tex). De São Paulo, no início de 2018, deve chegar às lojas especializadas do país o volume especial Dampyr, pela novata Editora 85.

Em campanha no site Catarse, o projeto protagonizado pelo personagem Dampyr busca captar recursos dos internautas para viabilizar o material, que terá quatro aventuras inéditas ao longo de 386 páginas em papel offset no formato italiano (16x21cm).

Mesmo que não atinja a meta, o fumetti (como são chamados os quadrinhos na Itália) da Sergio Bonelli Editore será publicado no Brasil. É o que garante o editor Leonardo Campos, à frente da Editora 85. A campanha flexível garante que a revista seja feita independentemente de atingir a meta ou não. Já cravamos a data final de campanha no dia 10 de janeiro de 2018, em entrevista ao CORREIO.

Por enquanto, a edição nacional de Dampyr já está traduzida e revisada. Recentemente, Campos iniciou o processo de diagramação da revista e a finalização dos textos editoriais. Ele conta que o objetivo é mandar o material para a gráfica em janeiro do ano que vem.

Até o final da manhã desta quinta-feira (7), o projeto de financiamento coletivo contava com 143 colaboradores. Qualquer pessoa pode contribuir com a causa; basta acessar o site aqui.

Personagem foi criado por Boselli e Colombo

PERSONAGEM

Clássico da Sergio Bonelli Editore, Dampyr é uma criação de Mauro Boselli e Maurizio Colombo. O personagem protagoniza uma série de quadrinhos que mistura horror, suspense e aventura policial.

A trama explora o mundo dos Mestres da Noite, superpredadores que se alimentam de seres humanos. Porém, o nascimento de Harlan Draka, filho de uma humana com uma dessas criaturas, gera o único inimigo natural de tais ameaças: um Dampyr.

Draka cresce para tornar-se o caçador dos Mestres da Noite. Parte da ação acontece em Praga, na República Tcheca; mas as aventuras também rodam o mundo.

Leonardo Campos explica que o volume produzido em sua Editora 85 retoma a série do ponto em que ela foi interrompida no Brasil, há 12 anos. Em respeito aos leitores da primeira passagem de Dampyr no Brasil, optamos por dar sequência ao material lançado pela Mythos. Assim, a edição reúne as histórias L’isola della strega, I ribelli, Nato nella palude e Delta Blues.

HISTÓRICO

Em nosso país, Dampyr durou apenas 12 edições, entre 2004 e 2005. Campos conta que a iniciativa de editar o material era um sonho antigo, típico de fã. Só no meio deste ano veio a ideia de tentar. Optamos por iniciar o projeto com uma campanha no Catarse visando medir a recepção do público leitor.

Antes de qualquer coisa, o empreendedor se considera um leitor que enveredou pelos caminhos da edição. Acho essa iniciativa muito legal, porque abre espaço para mais editoras e, consequentemente, mais quadrinhos bacanas em nosso país.

Por isso, ele criou a Editora 85 especialmente para negociar os direitos do personagem Dampyr. Sediada em São José dos Campos (SP), a casa editorial estreia no mercado de gibis com Dampyr. Caso o projeto vingue, Campos planeja fazer outros volumes da série. Na verdade, ele estuda também a possibilidade de publicar mais personagens do vasto mundo bonelliano.

MATERIAL

Além das quatro histórias, o novo volume de Dampyr terá material extra produzido com a ajuda de Julio Schneider, tradutor das histórias bonellianas para o Brasil.

O editor Campos garante que o gibi manterá o padrão de qualidade que os leitores estão acostumados.

SERVIÇO

Após a finalização da campanha no Catarse, Dampyr terá venda avulsa diretamente com a Editora 85 ou em lojas especializadas. Mas somente em 2018.