Em Pinhão, cultura tradicionalista esteve em evidência

O evento foi promovido pela Igreja Matriz Divino Espírito Santo e pela Associação dos Gaiteiros, com apoio da administração municipal; um dos destaques foi a apresentação dos primos Daltro e Gilney Bertussi

No último final de semana, músicos de toda a região se reuniram em Pinhão (a pouco mais de 50 km de Guarapuava) para a 5ª edição do Encontro de Gaiteiros.

O evento foi promovido pela Igreja Matriz Divino Espírito Santo e pela Associação dos Gaiteiros, com apoio da administração municipal.

As atividades ocorreram no salão de festas da igreja, e começaram na tarde de sábado (23), com a apresentação dos gaiteiros mirins. No mesmo dia, foi realizado o Baile da Família, com apresentação do grupo Os Bertussi.

Já no domingo (24), os músicos foram recepcionados com um café da manhã, que precedeu a missa campeira e a apresentação de Daltro Bertussi, um dos maiores acordeonistas do Brasil.

Após o almoço, foi a vez dos gaiteiros de Pinhão e de toda a região se apresentar para o grande público que prestigiou o evento, disse em nota a administração.

Na avaliação de André Ferreira, que é integrante da associação, o encontro é fundamental para enriquecer ainda mais a cultura tradicionalista.

Fizemos muitos amigos, pessoas maravilhosas vieram ao nosso encontro e levaram consigo muitas lembranças alegres e nossas canções, desde a mais simples até a mais elaborada, disse, pontuando que um dos destaques foi a apresentação dos primos Daltro e Gilney Bertussi.

Tivemos a grata sensação de estar preservando nosso legado, nosso jeito simples de ser, nossas recordações de infância e nossa identidade enquanto pinhãoenses, completou.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

APOIO

Incentivador da cultura pinhãoense, o vice-prefeito Beraldo Amaral destacou a força dos aspectos culturais do município, sobretudo a partir de eventos como o encontro.

Falei isso quando tivemos a primeira reunião neste ano e volto a frisar que nós temos uma cultura muito rica em todos os aspectos e os gaiteiros fazem parte dessa nossa identidade, disse.