Guarapuava, 21 de fevereiro de 2020
Agricultura

Anualmente, o evento apresenta ao público os resultados das pesquisas conduzidas pela Fundação, além de trazer novidades sobre manejo e genética referentes aos cultivos da época mais quente do ano

-

Nos dias 4 e 5 de março acontece na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) mais uma edição do Dia de Campo de Verão.

Anualmente, o evento apresenta ao público os resultados das pesquisas conduzidas pela Fundação, além de trazer novidades sobre manejo e genética referentes aos cultivos da época mais quente do ano.

Presentes no cotidiano da população de diferentes formas, os cereais de verão são commodities importantes para o equilíbrio da balança comercial do Brasil. A safra 2019/2020, segundo estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), fechará com recorde de produção.

Na Agrária, o milho e a soja, dois grandes expoentes deste período, são cultivos relevantes para os índices de rentabilidade do cooperado. “Essas culturas apresentam valores interessantes, e esta época do ano dá mais estabilidade aos cultivos, refletindo positivamente na produção”, afirma Marcio Mourão, coordenador da Fapa.

A dupla milho e soja também é importante para as indústrias da Cooperativa, especialmente as de Grits e Flakes e Óleo e Farelo. “Dentro da Fapa selecionamos material que viabilize a produção do cooperado e atenda as necessidades da indústria, fazendo com que haja agregação de valor”, explica o pesquisador Celso Wobeto.

Durante o Dia de Campo de Verão, o público poderá acompanhar as seguintes palestras realizadas pela equipe da Fapa: Comportamento e Manejo de pragas e doenças na safra de verão (pesquisadores Alfred Stoetzer, Cristiane Gardiano Link e Heraldo Feksa); Avaliação de híbridos de milho em regiões de transição, utilizando a metodologia de "Estudos Observacionais” (pesquisador Celso Wobeto); Maximização do potencial produtivo da soja (pesquisadores Everton Makuch, Sandra Mara Vieira Fontoura e Vitor Spader); e Manejo de cultivares de feijão visando altas produtividades ( pesquisadores Eduardo Pagliosa e Noemir Antoniazzi).

EXPOSITORES

Além das palestras simultâneas, o evento contará com cerca de 30 expositores entre empresas de agroquímicos, maquinários e genética. Essas últimas mostrarão novidades do mercado no ramo da transgenia.

O Dia de Campo de Verão é voltado para cooperados da Agrária, produtores da região, profissionais que atuam no ramo da agricultura e estudantes. A participação nos dois dias de atividades é gratuita.

O evento é promovido pela Fapa e pela Agrária com o patrocínio ouro da Oro Agri, patrocínio prata da Ihara e patrocínio bronze da Pioneer e do Sindicato Rural de Guarapuava.

SERVIÇO

Dia de Campo de Verão

Data: 05 e 06 de março

Horário: das 8h às 18h

Local: Fapa – Fundação Agrária de pesquisa Agropecuária

Veja Também