Em Guarapuava, 23,8% dos vereadores se identificam como pardos ou negros

Acompanhando as informações que constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Márcio Carneiro, Samuca, Prof. Terezinha e Valdemar Calixtro se identificam como pardos; João Napoleão é o único que se identifica como negro

O vereador João Napoleão (Pros) é o único parlamentar do Legislativo guarapuavano que se identifica como preto, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já Márcio Carneiro (Cidadania), Samuca (Cidadania), Prof. Terezinha (PT) e Valdemar Calixtro (PDT) se declararam pardos nas últimas eleições, ao passo que os outros 16 edis se identificam com a cor branca na Casa de Leis. Ou seja, apenas 23,8% dos vereadores se veem como pretos ou pardos, percentual aquém da parcela negra da população guarapuavana, que gira em torno de 30%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).

Esses números vêm à tona neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A data é comemorada no país desde 2003, e lembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da luta do povo negro contra a escravidão no Brasil.

Em entrevista ao CORREIO, a vereadora Prof. Terezinha afirma que nem todos os parlamentares assumem a postura política que é se identificar como preto ou preta. Para ela, essa ação significa defender os direitos dessa população que foi subjugada, escravizada e jogada às margens da sociedade.

A parlamentar ainda lembra que existem grupos e entidades locais que buscam combater o racismo, que ainda é algo presente no Brasil.

Mas, nós vemos que a representação política, no sentido da atuação na sociedade, ainda precisa ser ampliada e melhor trabalhada, diz, ressaltando que neste dia é preciso evidenciar que negros e negras têm direitos iguais garantidos por lei, mas que ainda não são respeitados. Ninguém pode ser julgado, pode ser escanteado, pela cor da sua pele, completa a petista.

ATUAÇÃO

Ao longo do seu mandato, Terezinha propôs duas pautas voltadas à essa parcela da comunidade guarapuavana: um projeto de lei que buscava reservar 20% das vagas de concursos públicos para candidatos negros, e outro que criou o Conselho Municipal para Promoção da Igualdade Racial (Compirg), atendendo uma demanda do movimento negro.

Essas proposições vieram no sentido de dar visibilidade para a população negra e parda de Guarapuava, pela importância da contribuição que essas pessoas têm na construção da história da cidade, diz a vereadora, ressaltando que apesar do protagonismo no desenvolvimento do município, não se tem o reconhecimento e o destaque merecido.

AÇÃO

As atividades alusivas à consciência negra ocorrerão durante este mês de novembro em Guarapuava. No próximo domingo (24), a Comunidade Quilombola Paiol de Telha – Invernada fará uma festa, com atividades a partir das 9h.

A programação inclui troca de saberes e fazeres negros, música, dança, abayomi, almoço e um passeio pelo quilombo.