Em Campinas, Cesar Filho participa de reunião sobre expansão da malha aérea da Azul Linhas Aéreas

O evento teve o objetivo de reunir prefeitos de diversas cidades do Brasil que estão nos planos de expansão da companhia, para dialogar com representantes de agências reguladoras da aviação civil sobre as condições necessárias de viabilização da aviação r

O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho participou nesta semana, na UniAzul (Universidade da Azul Linhas Aéreas), em Campinas (SP), da reunião sobre expansão da malha aérea da Azul Linhas Aéreas. O evento, organizado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e Azul, teve o objetivo de reunir prefeitos de diversas cidades do Brasil que estão nos planos de expansão da companhia, para dialogar com representantes de agências reguladoras da aviação civil sobre as condições necessárias de viabilização da aviação regional.

Além disso, os participantes puderam saber quais alternativas são mais eficazes para o financiamento da infraestrutura aeroportuária e os trâmites para a homologação de voos regionais.

Na ocasião, Cesar Filho, que é vice-presidente da FNP para Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), debateu ao lado do diretor de Malha Aérea da Azul, Marcelo Bento, e do diretor de Relações Institucionais da Azul, Ronaldo Veras, sobre as condições necessárias e perspectivas para a expansão da malha aérea da Azul.

A reunião proporcionou mais um importante passo para garantir os voos em nossa cidade, pois pudemos dialogar diretamente com representantes das agências reguladoras como a Anac, Infraero além da própria Azul e tirar dúvidas sobre todos os trâmites necessários para poder operar. Mostramos como está o andamento da revitalização do aeroporto em Guarapuava que já chega a 95% das obras concluídas e o quanto estamos felizes em estar entre as cidades que receberão voos comerciais regulares da Azul Linha Aéreas ainda este ano”, destacou o prefeito Cesar Filho, ressaltando que as melhorias no aeroporto contemplam terminal de passageiros, salas de embarque e desembarque, banheiros, cantina, cozinha, box com aluguel de carros, sala de informações turísticas, espaço comercial e estacionamento.

EXPANSÃO

De acordo com presidente-executivo da Azul, José Mário Caprioli, a companhia aérea anunciou que seu projeto de expansão inclui 35 novos destinos no Brasil e exterior. E entre as cidades contempladas para receber voos da empresa está Guarapuava. A reativação dos voos comerciais regionais é fundamental para todo o país. A Azul tem um diferencial, pois pensou diferente e começou a voar em pequenos e médios municípios, ajudando diretamente no desenvolvimento desses lugares. Com a frota mais nova e adequada para a demanda do país, integramos e proporcionamos mobilidade para milhares de brasileiros”, enfatizou Caprioli.

Durante o evento também foram debatidos outros dois assuntos. A homologação de aeroportos regionais com a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, e o gerente de Certificação e Segurança Operacional da ANAC, Giovano Palma.

Além disso, as alternativas para o financiamento da infraestrutura aeroportuária também foram explanadas e discutidas pelo superintendente de Negócios em Serviços Aeroportuários da Infraero, Claiton Faria e o prefeito de Serra Talhada (PE) e vice-presidente de Educação Ambiental da FNP, Luciano Duque.

PRESENÇAS

Também participaram do evento o prefeito de Campinas (SP) e presidente da FNP, Jonas Donizette, além dos prefeitos das cidades de Atibaia (SP); Araguaína (TO); Bagé (RS); Balsas (MA); Barretos (SP); Caçador (SC); Caruaru (PE); Catalão (GO); Franca (SP); Guanambi (BA); Itaituba (PA); Linhares (ES); Macaé (RJ); Mossoró (RN); Paranaguá (PR); Pato Branco (PR); Ponta Porã (MS); Sant’Ana do Livramento (RS); Santos (SP); Serra Talhada (PE); Sobral (CE); Tangará da Serra (MT); Teófilo Otoni (MG); Toledo (PR); Umuarama (PR).