Dr. Crema e nova diretoria tomam posse na Alac amanhã (25)

O médico Édson Carlos Crema é o mais recente candidato eleito para ocupar uma cadeira da área de Ciências na Alac. Em sessão solene, o Dr. Crema e a nova diretoria tomam posse neste sábado (25)

Mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são). Não basta ter um corpo saudável, é preciso ter uma cabeça na mesma medida. A famosa citação latina se aplica ao caso do médico Édson Carlos Crema, o Dr. Crema. Unindo intelecto e cuidados com a saúde do corpo, o famoso guarapuavano ingressa oficialmente no time de notáveis do município.

Neste sábado (25), o Dr. Crema toma posse como novo membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac), na área de Ciências. A cerimônia será às 15h, em sessão solene promovida no salão Votorões, do Hotel Küster.

A cerimônia marca também as comemorações dos 16 anos de história da Alac e a posse da nova diretoria da entidade. O professor Claudio Cesar de Andrade assume a presidência, sucedendo o ex-prefeito de Guarapuava Nivaldo Passos Krüger.

A responsabilidade do Dr. Crema é ainda maior, pois ele toma assento na cadeira nº 15, que foi fundada pelo saudoso e inesquecível Frederico Keche Virmond, tendo como patrono Frederico Guilherme Virmond Júnior.

Com uma carreira brilhante na área de medicina e com um trabalho reconhecido pela comunidade municipal e regional, Dr. Crema vem se dedicando ultimamente em compartilhar seu conhecimento por meio de publicações de livros e palestras.

MEDALHA

No mesmo evento, será atribuída a comenda maior da instituição – Medalha Fortim Atalaia – ao professor Wilson Luiz Camargo, pela relevância de suas ações na consolidação do ensino superior em Guarapuava.

DIRETORIA

Membro da Alac desde dezembro de 2014, o professor doutor Claudio Cesar Andrade não imaginava chegar à presidência da instituição em tão pouco tempo. Mas, junto de Gilberto Saciloto (vice-presidente), ele foi eleito para o cargo e guiará seus confrades e confreiras no biênio 2018/2019.

Vinculado ao campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Andrade é graduado em Filosofia, com mestrado em História e doutorado em História e Sociedade. Em Guarapuava, sua atuação vai além da sala de aula, tendo dirigido um partido político e participado dos bastidores da vida pública. Isso sem contar seu trabalho como comentarista político, exercendo em 2015, por exemplo, a função de colunista deste CORREIO.