Guarapuava, 24 de junho de 2019
#curta!

Em seu novo projeto musical, Duca Belintani leva seu blues para o folclore brasileiro, dedicando as faixas do disco “Blues na Floresta” a lendas e personagens. Saci Pererê, Cuca, Bicho Papão, Boitatá são apenas alguns dos heróis presentes no trabalho

-

O músico, produtor e professor Duca Belintani resolveu se embrenhar pelo universo mítico do folclore brasileiro em seu novo projeto autoral.

Do uivo do lobisomem na lua cheia ao indecifrável bicho curupira, o artista compôs ao lado do letrista Osmar Santos Jr. as canções que formam o disco “Blues na Floresta”.

Cada uma das faixas tem como destaque lendas e personagens que muitos ouvintes devem conhecer: Saci Pererê, Cuca, Bicho Papão, Boitatá, entre outros. Tudo a partir do cruzamento com o blues.

Aliás, esse estilo musical afro-americano também tem seus mitos e figuras icônicas. Basta lembrar das simbologias associadas à encruzilhada (“crossroads”), local onde tudo pode ocorrer em outro plano.

Nem é preciso dizer muito sobre o famoso pacto feito por Robert Johnson (1911-1938) para se tornar um exímio músico de blues – para saber mais sobre esse mito, recomenda-se o documentário “O Diabo na Encruzilhada” (2019), disponível no serviço de streaming Netflix.

Curiosamente, a canção que abre o CD de Belintani (“Lobisomem”) menciona ponto geográfico semelhante: “Quando a lua fica cheia/Quando vira a madrugada/A coisa fica feia/Lá na minha encruzilhada”.

Mas, claro, é contexto diverso, pois o novo trabalho do brasileiro é um projeto musical com outra pegada, outro espírito. Em outras palavras, “Blues na Floresta” investe na diversão para contar as histórias de todos esses seres mitológicos.

Inclusive, nas apresentações ao vivo o espetáculo trará os músicos em figurinos especiais, que caracterizam os ajudantes dos protetores da floresta, prontos para defender as matas, os animais e os rios brasileiros.

Encarte do CD reúne o trabalho de ilustradores que emprestaram seu traço para os heróis do folclore brasileiro (Foto: Arquivo Pessoal/Duca Belintani)

ESTILO

De maneira geral, “Blues na Floresta” é um CD contagiante, perpassado por um blues clássico e que funciona bem ao longo de suas faixas.

É daqueles discos que ficam martelando (no bom sentido) na cabeça mesmo ouvido horas depois. Não é segredo de ninguém que a longa carreira de Duca Belintani tem sido marcada pela sempre competente contribuição ao blues praticado no Brasil.

Não à toa, um dos objetivos do novo projeto é formar público para esse gênero musical, atingindo a faixa infantil.

Além do lado musical, as letras das faixas de “Blues na Floresta” são inspiradas, misteriosas e divertidas. É difícil não simpatizar.

PARTICIPAÇÕES

O disco tem participações especiais de grandes artistas da música brasileira, como é o caso de Andreas Kisser (do Sepultura), Graça Cunha, Paulo Freire, Suzana Salles, Theo Werneck e Vange Milliet.

Versão em papel do personagem de Duca Belintani feita pelo artista Milton de Souza  (Foto: Arquivo Pessoal/Duca Belintani)

ILUSTRAÇÕES

No projeto gráfico do CD - sob o comando de Tim Ernani -, cada faixa tem uma ilustração dedicada a uma das figuras da floresta.

Os artistas envolvidos são os seguintes: Marco China (Lobisomem), Ennio Nascimento (Saci Pererê), Kel Cerruti (Cuca), Thiago Martins (Mula sem Cabeça), Tim Ernani (Assombrou a Festa), Gabi Barbosa (Bicho Papão), Edison Vieira Pinto (Iara), Marcos Madalena (Boitatá), Luiz Gabriel (Curupira) e Nando Sobral (Matita Pereira).

Som contar também a arte de Milton de Souza para a versão em papel do personagem de Duca Belintani.

FICHA

Arranjos e direção: Duca Belintani

Produção: Duca Belintani e Vinas Peixoto

Músicos: Duca Belintani (guitarra e voz), Benigno Sobral (baixo), Ulisses da Hora (bateria), Ricardo Scaff (gaita), Vinas Peixoto (percussão), Adriano Grineberg (teclado) e Mateus Schanoski (teclado).

Capa do CD produzido por Duca Belintani e Vinas Peixoto (Foto: Reprodução)

SERVIÇO

O CD “Blues na Floresta” pode ser adquirido diretamente com Duca Belintani via e-mail ([email protected]).

Para mais informações, entre em contato por meio de site (CLIQUE AQUI); tel. (11) 9.9821-6235; ou redes sociais (CLIQUE AQUI).

Veja Também