Diretoria da Coamo prepara adequações na estrutura administrativa

De acordo com o diretor-presidente da empresa, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, os novos diretores contratados são experientes e vão trabalhar seguindo as políticas internas, garantindo uma facilidade para a sucessão

Nos dias 10 e 19 de fevereiro, cooperados da Coamo Agroindustrial Cooperativa participarão de assembleias gerais para eleição das novas diretorias da empresa e da Credicoamo, seguindo as adequações de governança discutidas e votadas no ano passado.

A partir do novo estatuto, que foi aprovado pelos associados em outubro, as instituições serão presididas por um conselho de administração e por diretores executivos contratados, que seguirão as políticas internas.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, que ainda permanece como diretor-presidente da Coamo, esse é um sistema administrativo que funciona para a maioria das empresas.

Todos os superintendentes são experientes, com 30 e 40 anos de trabalho, que vão tocar a Coamo do mesmo jeito, mas tendo uma facilidade na sucessão, explica.

As mudanças vêm no ano em que a empresa completa meio século de existência e deve continuar para uma vida toda, na visão de Gallassini, e não para uma geração ou outra.

Inclusive, o experiente engenheiro agrônomo permanecerá na gestão das suas empresas, presidindo o conselho de administração, que cobrará as políticas das diretorias. Eu acho que não tem nenhum transtorno internamente, lembrando que os cooperados já aprovaram as mudanças.

José Aroldo Gallassini é o atual diretor-presidente da Coamo (Foto: Ágata Neves)

COAMO

Segundo o organograma divulgado na reunião de campo desta quarta-feira (22), em Guarapuava, o presidente executivo da Coamo será o engenheiro químico Airton Galinari, que possui mais de 30 anos de casa.

Já a diretoria será composta por Antonio Sérgio Gabriel (administrativo financeiro), Aquiles de Oliveira Dias (suprimentos e assistência técnica), Rogério Trannin de Mello (comercial), Divaldo Correa (industrial) e Edenilson Carlos de Oliveira (logística e operações).

Na avaliação de Galinari, a empresa não precisa de nenhuma grande mudança administrativa, e que precisa dar condições para os associados desenvolverem seu trabalho. É uma continuidade da Coamo, que é um caso de sucesso, com toda essa relação com o cooperado, afirmou o futuro presidente executivo.

CRÉDITO

Já a Credicoamo será presidida por Alcir José Goldoni, formado em administração de empresas. Ao seu lado, serão contratados os diretores de negócios, Dilmar Antonio Peri, e de controladoria, José Luiz Conrado.

Durante sua fala na reunião de campo, Goldoni afirmou que irá levar ao conselho um projeto de expansão da cooperativa de crédito, buscando aproveitar a sinergia com a Coamo. Queremos fazer com que cada vez mais a Credicoamo participe das atividades do cooperado, afirmou, citando o apoio ao desenvolvimento do trabalho do produtor.

A reunião realizada em Guarapuava foi a primeira de 2020 e mobilizou cooperados de toda a região (Foto: Ágata Neves)

BALANÇO

A reunião realizada na terra do lobo bravo foi a primeira de 2020 e mobilizou cooperados de toda a região. Segundo Gallassini, o faturamento da empresa no ano passado foi de quase R$ 14 bilhões, refletido nos bons resultados e na grande distribuição de sobras, que será anunciada já no próximo mês.

Já em relação à inadimplência dos associados, o índice ficou em 0,31% na Coamo e 0,04% na Credicoamo. É um bom sinal que o cooperado está bem, pagando as contas, disse o presidente.