Diálogo e ações inovadoras marcam gestão na Educação

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, diz que graças ao trabalho coletivo feito até aqui vários projetos importantes para a Educação do Paraná saíram do papel, com destaque para a Prova Paraná

Avaliação diagnóstica, parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para aumentar a segurança da comunidade escolar, novas escolas inauguradas e muito diálogo com os profissionais da educação e os alunos da rede estadual de ensino por meio de encontros, formações, consultas e visitas.

Essa é a síntese das principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação nesses 100 primeiros dias de gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, diz que graças ao trabalho coletivo feito até aqui vários projetos importantes para a Educação do Paraná saíram do papel, com destaque para a Prova Paraná, que foi planejada e implementada em menos de dois meses, e o conjunto de ações que visam ampliar o diálogo entre a Secretaria e os servidores da Educação e melhorar as condições de trabalho por meio de ações pedagógicas e investimentos em infraestrutura.

Nossa Rede é composta por profissionais sérios e capacitados, por trabalhadores comprometidos com a missão de educar nossos jovens. Todas as nossas ações até aqui e daqui para a frente têm objetivos em comum: valorizar e proporcionar melhores condições de trabalho para nossos profissionais e aumentar a aprendizagem de nossos alunos, disse Feder.

NOVAS ESCOLAS

Duas novas escolas foram inauguradas no primeiro trimestre de gestão e duas tiveram sua construção e abertura autorizadas.

Em Guarapuava foram inauguradas as novas sedes dos colégios estaduais Leni Marlene Jacob e Professor Pedro Carli, resultado de um investimento de cerca de R$ 11 milhões na construção e mobiliário. As duas escolas abrigam, juntas, 1,6 mil alunos dos ensinos fundamental e médio e, com as novas instalações, poderão aceitar novas matrículas.

Em Mauá da Serra, o Governo assinou a ordem de serviço para a construção do Colégio Estadual Vilson Miranda, que terá capacidade para 840 estudantes. O investimento será de R$ 5 milhões.

(Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

PROVA PARANÁ

Ação inédita desenvolvida pela Secretaria da Educação, a Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica bimestral criada para oferecer subsídios para que os professores possam saber com mais precisão como seus alunos estão aprendendo.

Toda a estrutura necessária para a aplicação da Prova Paraná é fornecida pela Secretaria, desde os cadernos de prova até o aplicativo para a correção digital e geração de relatórios com os resultados.

A primeira edição foi aplicada para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino, com adesão final de 97%. Participaram estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal, dentro de um acordo de cooperação com 397 municípios, do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 3º anos do Ensino Médio da rede estadual.

EVASÃO

A Secretaria da Educação está desenvolvendo um sistema de monitoramento da frequência dos estudantes. Essas ferramentas vão permitir o levantamento de dados sobre as faltas dos alunos para que os gestores possam, junto com suas equipes pedagógicas, promover ações para localizar esses estudantes e mobilizar a comunidade escolar para trazê-los de volta ao convívio escolar.

A Secretaria também desenvolveu o Sistema Educacional da Rede de Proteção. Por meio desse sistema, são mobilizadas diversas instituições corresponsáveis pela proteção da criança e do adolescente que irão agir no combate ao abandono escola.