Esporte

Destaques dos Jesp foram premiados nesta quarta-feira (6)

Iniciativa da Secretaria de Esporte e Recreação de Guarapuava, a cerimônia promoveu a entrega de troféus aos atletas que se destacaram nos Jogos Estudantis da Semana da Pátria em 2017
Um dos destaques foi a judoca Rainara Leozebio Paluski (Foto: Redação/Correio)

Na tarde desta quarta-feira (6) foram premiados os atletas que se destacaram na 36ª edição dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria (Jesp) em Guarapuava. Pais, professores e colegas fizeram parte da cerimônia de entrega dos troféus individuais e gerais, destinados às escolas com atletas melhores colocados.

O secretário de Esporte e Recreação de Guarapuava, Pablo de Almeida, ressaltou a importância da prática esportiva para a construção cidadã, e lembrou que os Jesp já são um evento tradicional na “cidade do lobo bravo”.

“Como gestores nós temos a obrigação de manter essa competição, que existe há décadas em nosso município. E, dentro das nossas possibilidades, precisamos melhorar cada vez mais”, avaliou o secretário antes do início da cerimônia.

Pablo ainda disse que nesta edição dos Jesp a participação das escolas públicas foi expressiva, e que o momento de entrega dos troféus é importante para o estímulo ao esporte. “Isso para o atleta é muito representativo e faz com que ele continue se preparando e competindo, quem sabe até em outras esferas como os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos”, completou o secretário.

DESTAQUE

A judoca Rainara Leozebio Paluski (15), aluna do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, comemorou a sua terceira medalha consecutiva. Desta vez sua vitória foi na categoria feminina “03”, que inclui atletas nascidas até o ano de 2000. 

Há três anos no esporte, ela reconhece que as premiações são resultado do seu esforço. “Desde a minha primeira participação eu consegui vencer. Treino com muita frequência”, disse brevemente Rainara após receber seu troféu.

Sua sensei Sionara Fátima de Morais ressaltou a importância da prática do judô, que é uma modalidade olímpica. “O foco dos atletas é a disciplina e é ajuda na formação de melhores cidadãos”, explicou.

ESCOLAS

Nas categorias gerais, as escolas privadas de Guarapuava mantiveram sua hegemonia: nos grupos 00 (jovens nascidos até 2007), 01 (2005), 02 (2003) e 03 (2000), o Colégio Aliança ficou em primeiro lugar. Já o Colégio Santa Teresinha ficou em segundo lugar nas categorias 00, 01 e 02; na categoria 03 o segundo lugar ficou com o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.

A Escola Municipal Irene Guimarães Pupo ficou em terceiro lugar na categoria 00; o Colégio Estadual Visconde de Guarapuava ficou em terceiro lugar nas categorias 01 e 02; e o Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins levou o terceiro lugar na categoria 03.

******alterado às 23h para correção de informações