Desburocratização deve impulsionar a criação de empresas, diz secretário

Além de oferecer um sistema digitalizado para a emissão de alvarás, os munícipes terão acesso às suas informações através do aplicativo Cidade Mob

A Prefeitura de Guarapuava lançou nesta quarta-feira (22) dois novos sistemas que devem facilitar a rotina dos empreendedores da terra do lobo bravo. Tanto o sistema digital para a emissão de alvarás quanto o aplicativo Cidade Mob foram concebidos a partir dos conceitos de modernização e desburocratização.

Em aspectos práticos, o secretário municipal de Finanças, Diocesar de Souza, mensura que as plataformas devem impulsionar a criação de novas empresas no município, com um incremento da ordem de 10%.

A partir de 48 horas, já teremos os alvarás, aponta Diocesar, ressaltando que após a emissão do documento são feitas análises in loco. Mas, de antemão o empresário já pode dar início ao seu trabalho.

O secretário afirma que o Cidade Mob deve impactar positivamente a rotina de todos os cidadãos que possuem algum vínculo – como um imóvel, por exemplo – com o município.

Ele pode ter acesso a todas as suas informações através do aplicativo. E, os empresários podem tirar relatórios de dívidas, de IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]… e isso facilita muito a vida do contribuinte, completa Diocesar.

O secretário afirma que o Cidade Mob deve impactar positivamente a rotina de todos os cidadãos que possuem algum vínculo com o município (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

AVANÇOS

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, as pessoas estão cada vez mais habituadas a utilizar serviços através da internet, e por isso é necessário que o serviço público acompanhe essa tendência.

O aplicativo e o sistema web vão permitir que tudo seja feito de forma mais ágil, que [os contadores] possam fazer do escritório. Vai reduzir custos para eles e para os empresários, aponta o prefeito.

Nesse sentido, a expectativa é que a medida seja um incentivo para a abertura de novas empresas, principalmente a partir da desburocratização. Muitos desistem em razão das burocracias, pois se sentem desestimulados.

INVESTIMENTOS

A avaliação de um cenário mais amplo mostra, segundo o prefeito, que Guarapuava criou um ambiente favorável para a vinda de novos investimentos.

A duplicação dos acessos ao município, construção de rodovias, implementação de equipamentos públicos – caso do Hospital Regional – e a vinda de cursos de medicina, por exemplo, contribuíram para isso.

São investimentos estratégicos, e tudo isso acaba preparando o ambiente da cidade, explica Cesar Filho, ressaltando que há uma grande ansiedade para a inauguração do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, que será um diferencial em relação às cidades do mesmo porte que Guarapuava.

De acordo com o prefeito, as pessoas estão cada vez mais habituadas a utilizar serviços através da internet, e por isso é necessário que o serviço público acompanhe essa tendência (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

ECONOMIA

Apesar do otimismo, o prefeito é categórico ao dizer que é necessário que a economia do Brasil dê sinais de recuperação o quanto antes para que mais investimentos se tornem realidade no município.

Tenho certeza que quando a economia do país começar a melhorar, os investimentos serão destravados e Guarapuava estará preparada para recebê-los, finaliza.