Deputado defende que Depen assuma gestão plena da Cadeia de Guarapuava

A Cadeia Pública da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava tem capacidade para 166 detentos. No entanto, no dia em que Recalcatti protocolou o ofício, estava com 364 – quase 200 presos a mais do que a sua lotação

O deputado estadual Delegado Rubens Recalcatti protocolou solicitação às autoridades estaduais para que transformem o regime de administração da Cadeia Pública de Guarapuava de gestão compartilhada para gestão plena, passando a ser de exclusiva responsabilidade do Departamento Penitenciário do Estado (Depen). Hoje, a gestão da unidade é dividida com o Departamento de Polícia Civil (DPC). As informações são de assessoria.

O que pedimos é para o governo dar continuidade a essa mudança que vem ocorrendo em diversas unidades prisionais do estado, acabando com o desvio de função dos policiais que hoje atuam como carcereiros, justificou Recalcatti. Em Guarapuava, a situação está crítica. Estive lá durante o recesso de julho e acompanhei de perto os riscos de uma cadeia superlotada, afirmou o parlamentar.

O expediente foi enviado na sexta-feira passada (11) ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), Wagner Mesquita, com quem Recalcatti já havia tratado do assunto. A reivindicação também foi encaminhada a ele pela diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol). Há praticamente um consenso sobre este assunto, explicou.

CAPACIDADE

A Cadeia Pública da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava tem capacidade para 166 detentos. No entanto, no dia em que Recalcatti protocolou o ofício, estava com 364 – quase 200 presos a mais do que a sua lotação.

Para o deputado Delegado Recalcatti, a implantação da gestão plena é uma necessidade em todas as Subdivisões de Polícia do Estado. Este será um grande passo para retirar os presos das Delegacias de Polícia, transferindo-os para as estruturas do Depen, disse.