Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro auxilia estudantes da região

Na preparação para tentar uma vaga no vestibular, os estudantes podem contar com o apoio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). É que, há quase dez anos, a instituição de ensino superior oferece seu curso preparatório

Com o início de mais um ano letivo, começa também a preparação daqueles que sonham em ingressar no ensino superior. E uma das formas de conquistar uma vaga no curso escolhido é por meio do vestibular. Nessa preparação, os estudantes podem contar com o apoio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). É que, há quase dez anos, a instituição de ensino superior oferece o Curso Pré-Vestibular.

As atividades desse ano já começaram e, de acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, a expectativa é que os novos alunos saiam preparados para garantir a aprovação. A gente tem muitas conquistas e, esse momento, para nós, é um momento ímpar porque a gente entende que está dando uma oportunidade para esse monte de alunos que estão aqui, que estão chegando motivados. A gente espera atender a expectativa desse nosso estudante que vem complementar a formação que ele teve no ensino médio, ou aqueles que já estão há algum tempo formados no ensino médio e retomam os seus estudos para ter oportunidade de entrar no ensino superior.

RECEPÇÃO

A turma de 2019 foi recepcionada com uma aula inaugural. Além de conhecer os professores, os alunos também aproveitaram para se divertir durante uma aula de zumba e buscar motivação com a palestra O estudo como ferramenta para conquistar seus sonhos, proferida pelo professor Alessandro de Melo. Eu vou partir um pouco da minha história pessoal para, a partir dela, animar um pouco os jovens que estão começando o cursinho a estudar, perceber que o estudo é uma forma mesmo de, às vezes, superar a situação em que as pessoas vivem, melhorar a situação de vida, conquistar os sonhos, enfim, aquela profissão que deseja, conta.

Neste ano, em razão da grande procura, o curso pré-vestibular aumentou o número de vagas, passando de 100 para 120. As aulas seguem até o vestibular da Unicentro, em setembro. Durante esse período, como conta a coordenadora pedagógica do cursinho, professora Ana Lúcia Suriani, os alunos terão a oportunidade de compreender e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes disciplinas. Nós vamos ter aula de física, química, matemática, língua portuguesa, biologia, língua estrangeira – tanto inglês quanto espanhol. A gente espera que eles consigam tirar suas dúvidas, aprofundar o conhecimento nas diferentes áreas para o objetivo maior que é ingressar na universidade.

Nós tivemos 84% de aprovação. Projeto nenhum, pré-vestibular nenhum que a gente conhece aqui da região tem o índice de aprovação tão alta. Então, isso é um mérito muito grande. É um resultado excelente que nos motiva a cada vez fazer melhor, isso é muito positivo e é o nosso gás – Elaine Maria dos Santos

PREPARAÇÃO

Amanda Camargo Bastos é uma das estudantes que inicia a preparação para o vestibular. Ela quer ingressar no curso de Medicina Veterinária e, para isso, garante que vai se dedicar nos estudos. Espero focar bastante nos estudos para conseguir realmente passar e cursar aqui mesmo.

Eduarda de Oliveira também já definiu a profissão que quer seguir e sabe que, para ingressar no curso de Medicina, vai precisar de uma boa preparação. Para isso, ela está contando com a experiência dos professores do cursinho. Eu quero me dedicar bastante e aprender tudo para poder passar, né? O curso vai ser ensinado pelos professores da Unicentro, então ele já tem uma base do que vai cair no vestibular, daí é mais fácil para a gente.

PÚBLICO

Ao longo dos nove anos de existência, o curso pré-vestibular já atendeu mais de 1.300 estudantes de Guarapuava e outros 10 municípios da região. Os elevados índices de aprovação desses alunos é o espelho da qualidade do trabalho realizado e um incentivo para que o projeto continue. Nós tivemos 84% de aprovação. Projeto nenhum, pré-vestibular nenhum que a gente conhece aqui da região tem o índice de aprovação tão alta. Então, isso é um mérito muito grande. É um resultado excelente que nos motiva a cada vez fazer melhor, isso é muito positivo e é o nosso gás, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos.