Cultivo de horta vira terapia no tratamento de álcool e drogas, em Guarapuava

São cultivados temperos, flores e mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com o objetivo de, dentro de alguns meses, serem oferecidas à comunidade em locais públicos como praças, parques e semáforos

O Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) é uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), e também de seus familiares.

Além das diversas oficinas e grupos terapêuticos oferecidos, uma atividade vem chamando atenção: é a hortaterapia, onde os pacientes são incentivados a participar do cultivo de uma pequena horta implantada na unidade há cerca de seis meses. Nossas equipes estão sempre em busca de alternativas eficazes e viáveis para oferecer tratamento de qualidade a quem busca o Caps AD, avaliou o secretário municipal de Saúde, Celso Góes.

Atualmente, cerca de 20 pacientes participam das atividades relacionadas à hortaterapia, conduzida pela orientadora educacional, Juliana Jardea do Vale. São cultivados temperos, flores e mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com o objetivo de, dentro de alguns meses, serem oferecidas à comunidade em locais públicos como praças, parques e semáforos; atividade que objetiva o processo de reinserção social dos pacientes.

As atividades de artesanato, os grupos e oficinas terapêuticas ampliam a perspectiva de reflexão, produtividade e transformação, que no cultivo de plantas fica palpável, explicou o coordenador do Caps AD, João Elizangelo Alves de Almeida. Segundo João, toda a comunidade pode participar da ampliação do programa através da doação de fertilizantes, sementes, mudas de plantas e equipamentos de jardinagem.

Paciente em tratamento há mais de dez anos, José Joslei Pereira é um dos participantes da hortaterapia. Sobre os benefícios da atividade, ele afirmou que tira a ansiedade, o estresse, acalma a mente e relaxa o corpo.

SERVIÇO

O Caps AD conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais para atendimentos tanto de pacientes encaminhados pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde), quanto de demanda espontânea, ou seja, que procuram a unidade por conta própria.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua 5 de Outubro 1338, telefone (42) 3621-4528.